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Gestão

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Gestão de Conflitos: Estratégias para resolver este problema

Saber gerenciar conflitos no ambiente de trabalho é tarefa das mais estratégicas para líderes e gestores. Primeiro porque o conceito em si não significa necessariamente algo negativo, e pode acarretar em melhorias futuras para a cooperativa. E depois porque uma eficiente gestão de conflitos acaba gerando melhores resultados em todos os setores.   


Neste artigo vamos entender tudo sobre o conceito de gestão de conflitos, incluindo uma série de estratégias que podem ser usadas para resolver este problema que pode prejudicar e muito o ambiente de trabalho.   

O que é um conflito


O conflito é o ato de desacordo entre duas pessoas ou mais. É quando as pessoas se desentendem por divergências de valores, crenças, necessidades, opiniões, desejos, ideias, dentre outros exemplos que podemos trazer.


O termo também pode ser entendido como combate e por isso tem um uso bem comum em notícias sobre guerra (conflito na Ucrânia, etc.), mas dentro de uma perspectiva cooperativista a ideia de conflito se assemelha mais a de desacordos, ou seja, quando duas ou mais pessoas não se entendem sobre algo específico.

A gestão de conflitos


Por menor que seja o setor de uma cooperativa, as chances de que ela possua ao menos dois colaboradores são enormes. E com duas pessoas em um mesmo ambiente de trabalho já temos a real possibilidade de existirem conflitos. 


Assim, qualquer negócio que tenha pretensões de crescimento e sucesso precisa criar um ambiente que reduza ao máximo a possibilidade de conflitos ou que ao menos se crie um sistema ou método que consiga gerenciar os conflitos existentes.


Saber gerir conflitos pode ter um efeito tão eficaz quanto o de evitar conflitos, até mesmo porque - como já dissemos aqui - um conflito de ideias, por exemplo, não carrega uma conotação negativa necessariamente, e pode resultar em consequências positivas para a cooperativa.    


Assim, a gestão de conflitos é um conjunto de ações, medidas e protocolos que servem para manter um ambiente de trabalho harmonioso, equilibrado, saudável e produtivo mesmo havendo divergências e desacordos entre os funcionários.  


Os tipos de conflitos


Para entender os tipos de conflitos é importante percebermos que há duas perspectivas diferentes, sendo que na primeira temos três tipos de conflitos:

Conflito pessoal: É o modo como cada pessoa lida com o mundo internamente. Como ela lida com as suas crenças e ações, e com tudo o que é dito ou feito por ela.   


Conflito interpessoal: É aquele que nasce do desentendimento de duas ou mais pessoas, pelas mais diversas razões. No ambiente de trabalho é bem comum e pode ter razões aparentes ou não.


Conflito organizacional: Conflito que nasce da diferença entre setores de uma empresa, entre áreas. Diferente dos conflitos pessoais e interpessoais, aqui a motivação é circunstancial e não por conta de valores ou opiniões.


Quais as principais causas dos conflitos numa empresa


São diversos os motivos que levam colaboradores a entrarem em conflito no ambiente de trabalho. Entender quais as principais causas geradoras é o primeiro passo para que cooperativas e gestores diminuam as ocorrências e ganhem tempo e produtividade no dia a dia.


Entre os principais motivos, destacamos:

Pressão por resultados

Imagina um ambiente de trabalho onde seus gestores pressionam os colaboradores a atingirem metas, e metas cada vez mais ambiciosas? 


Um ambiente assim é muito mais propício a desavenças e conflitos pessoais e interpessoais, pois inevitavelmente pessoas terão opiniões e ideias distintas, até opostas, de como chegar aos resultados, ou de como direcionar as ações. Por isso a pressão existente no grupo de colaboradores tende a gerar conflitos.

Excesso de competição

Há uma demanda de equilíbrio entre a necessidade de uma cooperativa incentivar o trabalho em equipe, mas também promover o desenvolvimento individual de cada funcionário. 


Quando esse equilíbrio não existe, acaba gerando uma competição excessiva entre colaboradores que tende a resultar em muitos conflitos. Uma cooperativa que preconiza a competição entre colaboradores está muito mais apta a gerar conflitos interpessoais.

Mudanças

Esse é um dos fatores mais comuns que geram conflitos. Mudanças de diretoria, de tecnologia empregada pela cooperativa, mudança estrutural, ou mudança comportamental, com novas diretrizes de comportamento. 


Todas estas mudanças possuem força necessária para iniciar conflitos, principalmente porque colaboradores tendem a responder de formas diferentes às mudanças. 

Valores pessoais

Esse fator não nasce dentro do ambiente de trabalho, mas acaba sendo apresentado lá. Colaboradores são pessoas, e pessoas possuem diferentes crenças, ideias, opiniões, valores. 


Numa cooperativa com muitos funcionários acaba sendo inevitável que esses valores, crenças ou opiniões em algum momento sejam colocadas um contra o outro. Criar uma gestão de conflitos para estes casos se mostra extremamente válido.

Uso dos recursos da empresa

Conflitos desta natureza nascem quando dois funcionários desejam utilizar os mesmos recursos da empresa. 


As situações são mais comuns, como o uso do automóvel, ou da sala de reuniões, ou do computador, do retroprojetor, de outro funcionário. Nesses casos é importante a cooperativa possuir uma política clara e protocolos conhecidos para não acabar gerando conflitos ainda maiores.

Incertezas

Incertezas tendem a gerar conflitos, sobretudo se elas interferirem no futuro dos colaboradores. Não saber se aquela equipe de trabalho vai permanecer no semestre seguinte, ou se a direção da cooperativa será mantida, ou se aquele contrato com um grande parceiro será renovado. 


Fatores como este podem gerar conflitos, pois funcionários acabam respondendo a estas incertezas de formas diferentes, e estes acabam sendo momentos propícios para que estes conflitos venham à tona. 

A importância da gestão de conflitos


A importância de um eficiente trabalho de gestão de conflitos pode ser percebida no próprio dia a dia da cooperativa. Ele gera um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e criativo. 


Gerir bem conflitos também cria um engajamento maior entre os colaboradores e assim diminui as taxas de saídas de funcionários, que se acontecerem de forma exagerada resulta em gastos excessivos e custos desnecessários.  

Os benefícios da gestão de conflitos

Assim, os benefícios de uma gestão de conflitos eficiente são inúmeros.


Promove um ambiente de trabalho saudável: Gerir conflitos de forma eficiente resulta em um ambiente de trabalho mais produtivo, saudável, sem ruídos de comunicação e, sobretudo, com a certeza de que os interesses da cooperativa são levados prioritariamente em consideração.


Promove o trabalho em equipe: Conflitos nascem das divergências entre duas ou mais pessoas. Assim, quando uma empresa desenvolve um bom trabalho de gerir esses conflitos interpessoais ela acaba valorizando a coletividade, o trabalho em equipe, que deve ser sempre colocado a frente de interesses individuais. 


Decisões são tomadas com mais precisão: A gestão de conflitos proporciona tomada de decisões mais certeiras e claras, pois ao eliminar ou resolver conflitos, se elimina os obstáculos que estavam prejudicando a tomada de decisões. 


Melhora o engajamento da equipe:  Um bom trabalho de gestão de conflitos melhora o engajamento da equipe, que vê na liderança da empresa um porto seguro e confiável para intermediar e resolver divergências interpessoais normais no ambiente de trabalho. 


Estratégias para resolver conflitos na empresa


Depois de entender tudo sobre o conceito de gestão de conflitos chegou a hora de colocar em prática todo o conhecimento, estabelecendo estratégias eficientes para resolver conflitos no ambiente de trabalho.

Defina e promova os valores da empresa

O passo inicial para um bom trabalho de gestão de conflitos é você definir claramente quais são os valores da cooperativa. Assim, todos os colaboradores saberão logo de imediato onde estão trabalhando e quais os requisitos morais e comportamentais que ela exige. Esse entendimento prévio e claro vai diminuir bastante a possibilidade de conflitos maiores.

Realize uma comunicação clara e sem ruídos

Muitas vezes os próprios gestores, através de uma comunicação falha e com ruídos, acabam propiciando conflitos entre funcionários.

Assim, tenha muito cuidado e atenção à comunicação corporativa, não deixe brechas para ambigüidades e se comunique de forma absolutamente clara com todos os seus colaboradores. Um ambiente transparente gera muito menos conflitos.

Busque sempre encontrar a raiz do problema

Não busque por paliativos na resolução de um conflito. Tente entender de fato o que gerou um conflito, como ele nasceu e como fazer para que a sua origem seja eliminada.


Se o gestor percebeu que aquele conflito gerou desgaste e prejudicou a produtividade e a dinâmica da cooperativa, então não adianta resolver aquele conflito específico, é preciso entender o que gerou e atacar a raiz do problema.

Proponha uma gestão colaborativa dos conflitos

Evidente que o gestor tem a palavra final, e muitas vezes ele acaba assumindo quase que todo o processo numa gestão de conflito. Mas atente-se à possibilidade de colocar os colaboradores que estão gerando conflitos para buscar a solução das divergências. 


Situações como estas, se bem sucedidas, geram maior engajamento, melhores resultados e uma relação de confiança maior entre funcionários e líderes.

Incentive a cultura do feedback

É importante criar formas para que a cultura do feedback seja desenvolvida dentro do ambiente de trabalho. 


Feedback é uma ferramenta produtiva, que proporciona o aperfeiçoamento e melhora de todas as áreas de uma cooperativa e que também cria uma brecha bem menor para que conflitos sejam gerados. Muitos conflitos são consequências de uma comunicação mal feita ou de feedbacks mal dados ou inexistentes.

Construa uma liderança positiva e saudável

A liderança acaba sendo o motor de uma cooperativa e a equipe de funcionários acaba sendo afetada pelo estilo de trabalho que o líder desenvolve. Assim, se o líder criar um estilo tóxico de trabalho esse estilo certamente irá contaminar o ambiente, gerando ruídos, conflitos e problemas.

Escute todos os seus colaboradores

A base da resolução de qualquer problema é a razão. E a razão só poderá ser usada se tivermos todos os fatos, opiniões e ideias apresentadas. Assim, enquanto gestor sua função é escutar todos os colaboradores envolvidos em um conflito e buscar entender a melhor forma para se resolver aquela divergência. 


Conclusão 

Gerir conflitos é uma arte que todo bom líder deve entender e praticar. É inevitável que em uma cooperativa, pequena, média ou grande, seus colaboradores não entrem em divergências. Como já dissemos, conflitos podem ser uma oportunidade de crescimento e de melhora pessoal e corporativa. 


Vai depender sempre se como a empresa fará esta gestão de conflito. Se com inteligência e eficiência, ou de forma irracional e ineficiente.

E você, já precisou gerir conflitos no ambiente de trabalho? 


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20/05/2022

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