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Gestão de desempenho: O que é? Quais benefícios? Como fazer?

Uma das maneiras mais inteligentes de observar a evolução de uma empresa no mercado é analisando o desempenho de sua equipe de colaboradores. Parte central e vital para o crescimento de seu negócio, a gestão de desempenho ocupa um lugar de destaque na organização estratégica corporativa e merece um cuidado mais que especial de gestores e empreendedores.

Neste artigo vamos entender o que significa em teoria e prática a gestão de desempenho, quais benefícios ele traz para o crescimento de sua empresa e, sobretudo, como colocar esta importante ferramenta de análise empresarial no dia a dia de seu negócio.


Gestão de desempenho 


Quando você coloca o seu negócio para funcionar, as primeiras necessidades exigidas recaem sob as metas, que logo devem ser traçadas. Metas de produtividade, de receitas, de crescimento, dentre outras ainda mais específicas. Para que elas sejam cumpridas, uma das partes envolvidas neste processo precisa se desenvolver da melhor forma possível. Estamos falando de sua equipe de colaboradores.


Essa relação entre a equipe de colaboradores com as metas de desempenho faz parte da chamada gestão de desempenho, um dos braços fortes da gestão de pessoas dentro de uma empresa, e que tem como função crucial identificar e observar os métodos de trabalhos e o modo como cada colaborador executa esse método, para assim analisar a relação entre resultados e metas.

Gerir pessoas em empresas pequenas  

Obviamente que existem perspectivas diferentes de se fazer gestão de desempenho, tendo inclusive uma relação direta com o tamanho da empresa. Quando um negócio está no início, com poucos colaboradores, essa gestão ocorre de forma mais fácil e fluida, pois o empreendedor está ali próximo de sua equipe, delegando trabalhos e monitorando ele mesmo os resultados. É algo bem simples, mas que já traz o embrião do que seria uma gestão de desempenho de verdade.


Gerir pessoas em empresas grandes  

À medida que a empresa cresce e que ela começa a organizar as pessoas em equipes, o empreendedor passa a usar intermediários para fazer este trabalho de gestão de desempenho. Nesse momento o trabalho de gestão alcança níveis de exigência maiores, com a necessidade de se definir funções, cargos e o que cada cargo exigirá de seu funcionário. Nesse momento a empresa deve definir um perfil de competências e colocar líderes e gestores para tomarem conta desta área estratégica.


A importância da gestão de desempenho 


Uma das regras básicas da gestão de empresas é a revisão anual que cada uma delas faz de seu trabalho e gestão. Porém a gestão de desempenho é que fornece o material complementar para que esta avaliação seja feita de forma correta. A gestão de desempenho analisa e corrige o desempenho individual, e através da melhora individual que o trabalho coletivo é aperfeiçoado.

Assim, a gestão de desempenho é uma das responsáveis pela construção de equipes de alta performance, pois ela se constrói com esta função estratégica dentro de uma empresa. 


É importante também por alinhar continuamente as demandas e expectativas dos colaboradores com as metas e objetivos da empresa. Essa relação de gestão envolvendo equipe e empresa é fundamental para que ela evolua em diversas perspectivas, como a humana, gerencial e a financeira.


Os benefícios de uma gestão de desempenho 


Uma gestão de desempenho bem feita resulta em muitos benefícios, tanto para a empresa quanto para o colaborador.

Seus benefícios:


Transparência nas metas e nos critérios de avaliação

Um dos grandes problemas que uma empresa pode ter é a falta de critérios claros na avaliação de desempenho de seus colaboradores. Essa falha resulta em funcionários insatisfeitos, e sem a mínima noção do que fazer para melhorar e aperfeiçoar as habilidades necessárias para aquele cargo. Uma gestão de desempenho eficiente resolve esta questão, dando transparência para as metas exigidas e nos critérios usados nas avaliações de seus colaboradores.


Colaboradores que produzem mais e melhor

Consequência direta de uma política transparente de metas e de avaliação, a melhora da produtividade da equipe é sempre notada a partir de uma gestão de desempenho. Colaboradores tendem a trabalhar melhor sendo desafiados a todo instante e sabendo que seu aperfeiçoamento vai gerar dividendos para a empresa e para ele, num trabalho de via de mão dupla.


Monitoramento de entrega durante todo o ano 

Um dos grandes benefícios de uma gestão de desempenho é a possibilidade de monitorar as entregas de seus colaboradores a todo o momento. Desta forma, há uma brecha para melhoras contínuas e uma correção bem rápida de falhas, o que evita desperdício de dinheiro e de capital humano.


Redução da taxa de turnover

Outra consequência imediata de um bom trabalho de gestão de desempenho é a diminuição da taxa de turnover, ou seja, aquele entra e sai de colaboradores. Uma boa gestão de desempenho consegue implementar por consequência um bom trabalho de seleção de colaboradores, já que a empresa terá completa noção do que esperar de seu funcionário, e assim será mais fácil escolher o perfil correto.


Retenção de talentos

Gestão de desempenho tende a beneficiar os bons colaboradores, gerando uma retenção de talentos, que resulta em uma melhor produtividade, que entrega mais receitas para a empresa. Esse ciclo é bom para a empresa, para os gestores e, sobretudo, para os talentos.


Comprometimento e motivação da equipe

Um trabalho de gestão de desempenho se bem feito resulta em equipes motivadas e um comprometimento muito maior de cada um dos colaboradores e da equipe como um todo. Há um sentimento de pertencimento dos colaboradores, quando eles percebem que há regras claras de avaliação e que tais regras beneficiam os bons quadros, retendo talentos e promovendo pessoas.


Ambiente de trabalho mais saudável

Outro benefício de uma boa gestão de desempenho é o ambiente de trabalho mais saudável, sem ruídos, fofocas e problemas de cunho pessoal invadindo o ambiente de produção. Regras claras de avaliação e critérios transparentes fazem os colaboradores vestem a camisa da empresa, oferecendo resultados muito melhores.


Base mais clara para políticas de promoção, bônus e transferência

Uma empresa precisa ter uma política muito bem definida de promoção, de demissão, de pagamento de bônus e transferência e somente com uma gestão de desempenho eficiente isso será possível. Regras claras trazem motivação para colaboradores e estimulam a produtividade, individual e coletiva.


Ganho financeiro

Possuir uma boa gestão de desempenho evita gastos excessivos com contratação e demissão de funcionários, reduz o custo da empresa como um todo e diminui o tempo gasto para modificações estratégicas ou operacionais, que trazem prejuízos consideráveis.


Como fazer gestão de desempenho na empresa 


Fazer gestão de desempenho demanda planejamento, muito trabalho e capacidade de avaliação aguçada. Os passos são estes:


Planejando e alinhando as expectativas

O pontapé inicial de um processo de gestão de desempenho se dá quando gestores e colaboradores alinham expectativas. Cabe aos gestores apresentar um programa claro de metas, e com isso deliberar sobre o que esperam de seus colaboradores. Já ao colaborador cabe entender completamente o planejamento e desde o início se mostrar apto para cumpri-lo. 


Direcionar o processo e envolver os colaboradores

Cabe agora ao gestor direcionar a equipe para as funções e os trabalhos que serão necessários para que as metas apresentadas sejam alcançadas. Nesse momento é preciso envolver toda a equipe de colaboradores para que eles estejam completamente motivados. O engajamento da equipe é um fator crucial para que os resultados positivos dentro de uma empresa apareçam de modo satisfatório e orgânico.


Acompanhamento e feedbacks

Acompanhar todo o processo de trabalho baseado em metas e em avaliação de desempenho ocupa grande parte do tempo. Neste momento há uma necessidade muito grande da cultura do feedback ser instalada e incentivada dentro do ambiente de trabalho, pois será com feedbacks produtivos e saudáveis que colaboradores vão se aperfeiçoar e gestores vão corrigir problemas e potencializar bons resultados.


Avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho muitas vezes é confundida com a própria ideia de gestão, mas são coisas distintas. A avaliação, fase crucial do processo de gestão de desempenho, é o momento em que os colaboradores respondem questões relacionadas ao seu trabalho, suas funções desempenhadas e a sua percepção sobre a empresa. Essa etapa gera informações mais objetivas, e por isso serve como parâmetro para promoções, correções e demissões. 


Resultados

Com os resultados da avaliação de desempenho, complementados por todas as outras etapas do processo de gestão, chegou o momento de recompensar os colaboradores que entregaram o que a empresa pediu e buscar ações afirmativas para os outros casos, que demandam melhora ou demissão. 


Conclusão 

Pequena ou grande empresa, pouco importa. Avaliar o desempenho de seus colaboradores ou de sua equipe é fator essencial para o crescimento contínuo de seu negócio. Somente com uma noção exata das metas apresentadas e das entregas feitas pelos seus funcionários que um gestor terá como definir o sucesso ou não de planejamento.


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Neste artigo vamos entender a teoria e prática da gestão de desempenho, quais benefícios ele traz para o crescimento de sua empresa e muito mais.

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12/01/2022

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