Logotipo Coonect.se
Banner Pesquisa de clima organizacional: O que é, por que fazer, como montar? Banner Pesquisa de clima organizacional: O que é, por que fazer, como montar?
Gestão
15/12/2021 Coonect.se

Pesquisa de clima organizacional: O que é, por que fazer, como montar?

Pensar nos motivos que fazem uma empresa ser bem sucedida ou não no mercado é tarefa básica para gestores, que veem cada vez mais o ambiente de trabalho como um dos principais elementos a serem levados em conta neste questionamento. Neste processo de análise interna a pesquisa de clima organizacional entra como uma grande aliada do RH para entender como a empresa é vista e vivenciada pelos seus colaboradores.


Através dos resultados da pesquisa de clima que uma empresa pode elaborar mudanças para melhorar o ambiente de trabalho, ou potencializar os pontos fortes, para que os diferenciais positivos desenvolvidos na empresa continuem a ser destacados. De qualquer forma é através destes resultados obtidos que podemos enxergar detalhadamente o que acontece de certo e errado naquele ambiente de trabalho.


Neste artigo você saberá o conceito por trás da pesquisa de clima organizacional, entenderá por que ela é uma ferramenta fundamental para que gestores percebam as reais necessidades de seus negócios e saibam como anda a relação entre líderes e liderados no ambiente corporativo. Por fim, saberá como montar uma pesquisa de clima organizacional adequada e produtiva.


Pesquisa de clima organizacional 


A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta bastante útil utilizada pelas empresas para entenderem o nível de satisfação que a sua equipe de colaboradores possuem em relação a empresa e ao ambiente de trabalho. A pesquisa propriamente dita pode ser feita através de questionário físico ou virtual e deve ser disponibilizada para todos os funcionários da empresa.


Os dados coletados por ela são de absurda importância para que os setores responsáveis diagnostiquem os problemas e pensem nas soluções, fazendo o ambiente de trabalho daquela empresa evoluir, e a empresa crescer. 


A pesquisa de clima oferece ao setor de RH conteúdo suficiente para que a empresa entenda detalhadamente como ela é vista e vivenciada pelos seus funcionários, e assim elabore ações para melhorar o que precisa ser aperfeiçoado e corrigir possíveis erros observados.


A importância da pesquisa de clima organizacional 


A pesquisa de clima organizacional tem como grande função diagnosticar todas as possíveis falhas que a empresa anda cometendo, além de mostrar o quão bom é o ambiente de trabalho para os colaboradores.


Ela serve também para:

  • Identificar o que pode ser melhorado – Através da pesquisa com os funcionários que o setor de RH consegue enxergar o modo como a sua equipe de colaboradores enxerga a empresa. E com os dados recolhidos é possível elaborar ações para mudar o que esteja errado e melhorar o ambiente de trabalho, bem como a estrutura corporativa.

  • Pontuar falhas e obstáculos – Numa pesquisa de clima a empresa terá como identificar as barreiras, os obstáculos e as falhas existentes dentro de seu ambiente de trabalho, e assim pontuar tais falhas e assim poder corrigi-las. A empresa poderá também entender os obstáculos que sua equipe de colaboradores está enfrentando no dia a dia e eliminá-los.

  • Fazer um raio-x da empresa – Se a equipe de funcionários de uma empresa pode ser considerada o coração dela, então uma pesquisa de clima organizacional acaba sendo um raio-x que visa garantir que este coração continue funcionando bem. E observando alguma alteração, é dever do RH tomar as providências para que o coração volte a funcionar perfeitamente o mais rápido possível.

  • Aperfeiçoar o clima organizacional – Ambiente de trabalho é um dos principais responsáveis pela motivação ou não de seus colaboradores. Criar ou melhorar o clima organizacional tende a afetar imediatamente e de forma positiva a produtividade e a boa percepção que seus funcionários possuem da empresa.


Mais benefícios da pesquisa de clima das empresas 


  1. Produtividade – Com os resultados obtidos de uma pesquisa de clima as empresas podem criar ações de melhorias e investir no aperfeiçoamento do que está dando certo e na correção das falhas observadas. Esses dois fatores levam automaticamente ao aumento de produtividade no ambiente de trabalho.


  2. Diminuição do turnover – Entender como seus colaboradores enxergam a empresa é de suma importância para que os gestores trabalhem na melhoria do ambiente, na correção de erros, e nos problemas internos, como falta de incentivo e de capacitação dos colaboradores, além de uma política salarial abaixo da média do mercado, dentre outros fatores. Com estes pontos resolvidos, a empresa tende a diminuir consideravelmente o turnover, ou seja, a rotatividade de funcionários na empresa, o que já vimos que não é nada saudável.


  3. Retenção de talentos – Uma empresa que ouve seus colaboradores, e que busca corrigir problemas apresentados por eles através de uma pesquisa de clima organizacional, tende a criar um ambiente de trabalho saudável o suficiente para reter seus talentos.

 

Por que fazer uma pesquisa de clima organizacional 


Uma empresa que pensa muito antes de produzir uma pesquisa de clima organizacional pode estar errando em muitos processos internos. Entender a real necessidade de ouvir, metaforicamente, sua equipe e assim refletir sobre os erros e acertos cometidos, é ponto de partida para um futuro mais bem sucedido.


Assim, uma empresa deve investir em pesquisa de clima por que:

  • Ela melhora o ambiente de trabalho – Os resultados apresentados pela pesquisa de clima na empresa podem ser o ponto de partida para uma revolução positiva no universo corporativo desta empresa. Entender o que está errado e corrigir faz de uma empresa um lugar desejável para trabalhar, e certamente seus colaboradores saberão recompensar esse esforço com uma melhora significativa no ambiente de trabalho.

  • Aperfeiçoa a comunicação interpessoal – Somente a ideia de criar uma pesquisa de clima já afeta os colaboradores, que entendem o esforço da empresa em ouvir sua equipe. Essa relação fortalece a comunicação interna da empresa e incentiva a comunicação interpessoal da equipe, que se vê mais aberta a opinar sobre as ações realizadas pelos funcionários de alto escalão.

  • Ajuda no processo de tomada de decisões -  Se o gestor for capacitado, ele entenderá o que os resultados de uma pesquisa de clima organizacional mostram e assim terá um importante aliado na tomada de decisões que visam corrigir erros ou aperfeiçoar acertos.


Como montar uma pesquisa de clima organizacional 


Montar uma pesquisa requer bastante planejamento e entendimento dos resultados esperados pelos gestores com a criação deste questionário. A empresa precisa de fato estar aberta a ouvir e entender as demandas externadas através da pesquisa para assim corrigir erros e melhorar tudo que precisa ser melhorado.


Os passos para montar uma pesquisa de clima dentro da empresa são:

  • Planejamento de pesquisa – O passo inicial é elaborar as perguntas a partir dos objetivos que a empresa deseja alcançar com o uso desta ferramenta. É preciso definir a dinâmica da pesquisa, se o seu formato será virtual ou físico, se a periodicidade será anual, bianual, e se os responsáveis pela produção do questionário será a área de RH ou alguma empresa terceirizada. Muito importante ter total clareza dos objetivos da pesquisa para assim conseguir ler de forma mais produtiva os seus resultados.

  • Aplicação da pesquisa – Com a metodologia escolhida e com as perguntas elaboradas chegou a hora de disponibilizar o questionário para que a sua equipe preencha. É bom deixar bem definido o prazo para que os colaboradores participem.  

  • Comunicação dos resultados – Com as respostas em mãos é a hora dos responsáveis pela empresa divulgarem os resultados e apresentarem aos seus colaboradores. Essa é uma das fases mais importantes, pois nesta fase a sua equipe terá a certeza de que foi ouvida (o passo inicial para que possíveis demandas sejam atendidas ao longo dos próximos meses).

  • Elaboração do questionário – É preciso pensar bastante na produção das perguntas e no modo como elas devem ser respondidas pelos colaboradores. Evitem questões com respostas de sim ou não, pois ela entrega uma objetividade que muitas vezes não ajuda em nada no processo de reflexão. 


Alguns tipos de questionário 

Existem algumas metodologias mais populares na produção de questionários de pesquisa de clima. Alguns deles são estes:


Modelo de Litwin e Stringer 

O modelo analisa nove fatores

  1. Estrutura;

  2. Responsabilidade;

  3. Desafios;

  4. Recompensa;

  5. Cooperação;

  6. Conflitos;

  7. Identidade;

  8. Padrões.

Modelo de Kolb 

O modelo de Kolb analisa sete fatores

  1. Conformidade;

  2. Clareza organizacional;

  3. Calor humano e apoio;

  4. Liderança;

  5. Responsabilidade;

  6. Recompensa;

  7. Padrões.

Modelo de Sbragia 

Já o modelo de Sbragia analisa 20 fatores

  1. Conformidade;

  2. Estrutura;

  3. Recompensa;

  4. Cooperação;

  5. Conflitos;

  6. Identidade;

  7. Padrões;

  8. Estado de tensão;

  9. Ênfase na participação;

  10. Proximidade da supervisão;

  11. Consideração humana;

  12. Autonomia presente;

  13. Prestígio obtido;

  14. Tolerância existente;

  15. Clareza percebida;

  16. Justiça predominante;

  17. Condições de progresso;

  18. Apoio logístico;

  19. Reconhecimento proporcionado;

  20. Forma de controle.


Conclusão 

Uma empresa predisposta a ouvir a sua equipe tem meio caminho andado em direção ao sucesso, pois ela tem noção do papel estratégico e essencial que seus colaboradores exercem sobre o negócio. Manter ou chegar a um ambiente de trabalho saudável é meta principal de gestores de quaisquer empresas mundo afora. 


Você pensa em produzir uma pesquisa de clima organizacional em sua empresa? 


Acesse nosso blog e confira outros conteúdos como este!


Conteúdos Relacionados

Liderança Tóxica ou Chefia Tóxica?

Gestão

Liderança Tóxica ou Chefia Tóxica?

Por que os líderes também podem ser tóxicos? O texto a seguir traz as diferenças entre o contágio positivo e negativo de um líder tóxico, o que fazer para não cair nesta armadilha e como reconhecer se você está sendo um líder ou chefe tóxico.
Ler Post
Tendências de Gestão de Pessoas: Qual é o nosso desafio?

Gestão

Tendências de Gestão de Pessoas: Qual é o nosso desafio?

Sabemos que estamos vivendo tempos diferentes, onde a mudança tem três elementos importantes, tanto para pessoas quanto para organizações: velocidade; conhecimento profundo e tecnologia.
Ler Post
Gestão por Competências: Mapeamento de competências

Gestão

Gestão por Competências: Mapeamento de competências

A gestão por competências se estabelece, de fato, na medida em que está alinhada ao planejamento estratégico da organização. Confira em detalhes o que é a Gestão por Competências e como aplicá-la corretamente em sua organização.
Ler Post
A jornada do colaborador depende da segurança psicológica!

Gestão

A jornada do colaborador depende da segurança psicológica!

Nossa especialista Aline Dotta, explica em detalhes como a Jornada do Colaborador está ligada diretamente a segurança psicológica do profissional. Confira!
Ler Post
Satisfação no trabalho: Por que sua empresa precisa medir?

Gestão

Satisfação no trabalho: Por que sua empresa precisa medir?

A satisfação no trabalho traz grandes benefícios para sua empresa, colaboradores motivados, fiéis e mais produtivos são algumas vantagens. Confira o conteúdo completo!
Ler Post
Futuro do Trabalho: Adaptação das estratégias do RH

Gestão

Futuro do Trabalho: Adaptação das estratégias do RH

O futuro do trabalho, é um assunto difícil de ser abordado, visto que, já é possível visualizar seus sinais em nossa sociedade atual. Para facilitar seu entendimento, nossa especialista Anna Cherubina traz detalhes valiosos sobre este assunto. Confira!
Ler Post
Gestão da Experiência do Colaborador: Sua empresa precisa ser especialista nessa atividade!

Gestão

Gestão da Experiência do Colaborador: Sua empresa precisa ser especialista nessa atividade!

O mundo mudou, um novo paradigma chegou com a Revolução Industrial 4.0 e Revolução Social 4.0, produção de serviços, conhecimento e crença da competitividade do século XX deixa lugar a nova crença do século XXI, a cooperação.
Ler Post
Felicidade e Espiritualidade no trabalho: Por que sua empresa precisa saber?

Gestão

Felicidade e Espiritualidade no trabalho: Por que sua empresa precisa saber?

Você sabe por que se tem produzido tanto conteúdo sobre felicidade e espiritualidade? Alguém já te perguntou se você é feliz no trabalho? Se isso te deixou inquieto, siga comigo, mas se ficou confortável, fique preocupado.
Ler Post
Ícone Whatsapp