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Gestão

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O que é Employer branding? Conceitos e a vantagens dessa prática nas cooperativas

Um dos trabalhos mais árduos no universo corporativo é certamente o de construir uma marca sólida, que passe para o mundo credibilidade, autoridade e que seja respeitada. Por conta disso, desenvolver um bom trabalho de Employer Branding é fundamental para cooperativas que desejam criar uma atmosfera positiva de trabalho.


Neste artigo vamos entender o que é Employer Branding, sua importância, e principalmente, as vantagens que esta prática de gestão estratégica oferece para modelos de empreendimentos como cooperativas.

Employer branding


O Employer Branding pode ser entendido como uma estratégia de construção e solidificação da imagem de uma marca. É um trabalho muito estratégico porque não possui como alvo direto o cliente final, mas sim os seus colaboradores. 


Evidente que um bom trabalho de Employer Branding afeta positivamente todas as áreas da corporação, incluindo aí, sua relação com clientes, parceiros e consumidores. 

A prática essencial para a área de recursos humanos de qualquer cooperativa, é peça chave para construir uma equipe de colaboradores e talentos que vai gerar ainda mais resultados coletivos.

A importância do Employer branding para cooperativas


Cooperativas possuem uma necessidade intrínseca de construir uma marca respeitada, bem vista e admirada pelo seu entorno, já que a sua natureza carrega características que a diferem de uma empresa que somente visa o lucro, dentro de uma lógica capitalista.


Assim, solidificar a marca e criar um ambiente de trabalho saudável, que gere um desejo de fazer parte da equipe por futuros colaboradores, é meta das principais e mais importantes.

Porém, a importância do Employer Branding é maior que somente atrair novos e bons talentos para a cooperativa. Ela consegue gerar redução de custos, ao criar processos de seleção mais eficientes e com talentos, além de gerar mais produtividade, afinal, com uma equipe de colaboradores mais capacitada, formada por talentos e funcionários de alto padrão, a produtividade certamente será afetada de forma positiva.


Investir em boa reputação é uma das funções primordiais de um bom trabalho de Employer Branding, servindo por completo para aplicar em cooperativas. Em todos esses casos, possuir uma marca respeitada que carrega um nome admirado leva vantagem no processo de crescimento e desenvolvimento. 


Os benefícios de um bom trabalho de Employer branding  


Independente do tipo de negócio, o Employer branding, se bem feito, consegue proporcionar uma série de benefícios:

  • Atração de talentos;

  • Retenção de talentos;

  • Satisfação dos colaboradores;

  • Mídia espontânea;

  • Aumento de produtividade;


Atração de talentos

Uma marca respeitada e com uma boa reputação certamente consegue atrair os melhores colaboradores do mercado. 


Assim, o Employer Branding é uma das melhores ferramentas existentes para que pessoas cada vez mais qualificadas queiram pertencer à companhia. 

Independente do tipo de negócio, possuir profissionais qualificados e de alto padrão é o desejo de todo e qualquer gestor.

Retenção de talentos

Benefício similar ao de atrair talentos, um employer branding eficiente traz como grande benefício a possibilidade de maior retenção de talentos


Da mesma forma que a cooperativa tem uma marca respeitada e admirada recebe os melhores profissionais do mercado, estes mesmos profissionais vão escolher continuar a sua jornada nesta mesma corporação. 

Satisfação dos colaboradores

As ações do Employer Branding são sempre focadas nas pessoas, como premiações, benefícios, eventos, dentre muitas outras ações possíveis. 

Assim, nada mais lógico que esta linha de ação tenha como resultado a satisfação dos colaboradores no trabalho


Construir uma relação saudável com a sua equipe é um passo fundamental para que uma empresa consiga engajamento completo e espontâneo, além de aumentar as taxas de produtividade, pois não há nada mais produtivo que uma equipe satisfeita, capacitada e feliz.

Mídia espontânea

A melhor propaganda existente é aquela que nasce de pessoas espontaneamente. Quando você realiza um trabalho de employer branding, um dos resultados e benefícios é a satisfação que você proporciona para todos os envolvidos, que certamente tornará em diversos momentos essa imagem positiva da empresa pública. 


Quanto mais pessoas tiverem essa percepção de que a sua empresa, associação ou cooperativa é um espaço saudável e desejado para se trabalhar, maior serão os ganhos, simbólicos e práticos que ela terá no meio em que ela se desenvolve.

Aumento de produtividade

A produtividade de uma cooperativa está diretamente ligada à capacidade de produção de toda a sua equipe de trabalho. 


Assim, ao fazer um eficiente employer branding, ela terá como resposta uma equipe motivada, engajada e que proporcionará aumentos contínuos de produtividade. 

Não há como desvencilhar a ideia de produtividade com a de equipe motivada. A motivação é um dos elementos cruciais para o aumento de produção dentro de um negócio, independente de qual seja ele.


Como fazer Employer branding em sua cooperativa 


São diversas as estratégias que gestores podem desenvolver para gerar um bom trabalho de Employer Branding.

Planejar

A primeira regra básica para realizar um eficiente trabalho de Employer Branding é saber planejar todos os passos que a cooperativa pretende dar em um determinado período. 


Pensar cuidadosamente em todas as etapas do projeto de consolidação da marca é o primeiro passo de muitos, mas que carrega uma importância ímpar, já que será o planejamento que vai direcionar todos os caminhos que a empresa vai percorrer.

Investir na capacitação contínua de líderes

A importância que um bom líder tem em uma empresa, associação ou cooperativa é muito grande e por isso é fundamental que a liderança seja sempre aperfeiçoada, com capacitações contínuas, especializações e desenvolvimento de trabalhos estratégicos. Ter um bom líder é meio caminho andado para uma empresa conseguir criar uma marca respeitada que vá gerar todos os benefícios que o Employer Branding entrega.

Entenda os diferenciais da sua marca 

O que te diferencia dos demais? Essa pergunta é uma das mais importantes no mundo dos negócios. Possuir elementos diferenciais é tão importante que tem o poder de fazer crescer qualquer empresa. Construa toda a estratégia de employer branding entendendo o que a cooperativa possui de diferencial se comparado com outras do mesmo segmento. 

Monitorar a grau de motivação e engajamento

Já vimos o quanto uma equipe engajada e motivada é benéfica para o crescimento de uma empresa. Medir regularmente o nível de satisfação de sua equipe é um trabalho que gera bons resultados sempre, principalmente quando o gestor entende que um BM ambiente de trabalho é essencial para que o trabalho seja desenvolvido com excelência.

Oferecer feedbacks contínuos, produtivos e personalizados

 A cultura do bom feedback é de grande importância para gerar um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Assim, desenvolva um projeto específico para criar dentro da corporação uma cultura do feedback, uma cultura que visa construir uma linha de comunicação efetiva e clara com seus funcionários. Colaboradores querem ser ouvidos, mas também querem ouvir, sobretudo se o que for falado vai possibilitar uma melhora no trabalho.

Promova capacitações regularmente

Uma equipe capacitada tende a ser uma equipe motivada. Invista em capacitação do seu capital humano. Qualquer empresa, independente de seu tipo e setor, tem como principal bem, o capital humano. Capacitar regularmente sua equipe vai tornar a empresa cada vez mais qualificada, vai aperfeiçoar talentos e ajudar a mantê-los, e como consequência direta vai gerar mais produtividade, lucros e satisfação coletiva.

Pessoas certas no lugar correto

Uma das premissas básicas para se ter uma equipe engajada, que vai ajudar no employer branding da empresa, é colocar os profissionais certos nas funções certas. Estas escolhas, estratégicas, vão definir o futuro da organização, seja para o bem, seja para o mal. Como gestor é importante uma relação muito sólida e clara da função com o perfil adequado para exercê-la. 


Conclusão

Investir em Employer Branding é investir em um trabalho de médio e longo prazo. Qualquer tipo de corporação pode desenvolver um projeto de construção de imagem, além de um trabalho de consolidação de valores junto aos colaboradores.


Os resultados certamente virão, seja no aumento de produtividade, seja na reputação que a marca terá no mercado. A consolidação de marca é um dos preceitos para o sucesso contínuo. 

Investir em Employer Branding é investir no maior capital que se pode ter, que é o capital humano.

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O que é Employer branding

22/06/2022

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