Visão sistêmica: Conceitos e Vantagens dentro de uma organização
Ver sistematicamente é uma das capacidades mais importantes e desejadas daqui para frente.
Ver como todas as coisas estão conectadas, como uma situação política pode abalar um planejamento comercial, ou como um problema ambiental pode afetar uma meta estratégica, é uma necessidade corporativa das mais atuais.
A visão sistêmica se tornou uma habilidade que diferencia o joio do trigo dentro do universo cooperativista.
Neste artigo vamos entender o que significa ter visão sistêmica e como ela pode ajudar cooperativas no seu planejamento organizacional. Também veremos todas as principais vantagens em incentivar e pôr em prática a visão sistêmica.
O que é visão sistêmica?
A introdução já deu algumas pistas do que seria o conceito de visão sistêmica. Ela nada mais é do que a capacidade de enxergar e compreender o todo, buscando analisar cada parte e cada situação que forma este todo.
Conseguir entender como as partes interferem no todo é uma das habilidades mais desejadas no mundo corporativo.
Visão sistêmica dentro da cooperativa
Em uma cooperativa, o profissional que conseguir enxergar situações e problemas na sua completude, mas analisando todas as partes que levaram a esta situação ou problema, leva uma grande vantagem frente aos demais.
Para um gestor, especificamente, exercitar essa capacidade é uma necessidade diária, que pode auxiliar em resoluções de problemas corporativos estratégicos para a empresa.
A visão sistêmica é uma necessidade para gestores, e também para líderes, que precisam continuamente tomar decisões que afetam o todo a partir de aspectos individuais, como demissão, promoção, ou novas funções para seus colaboradores.
Mas essa visão mais abrangente não envolve somente aspectos internos.
Como já dissemos, é desejado que profissionais que trabalham como gestores consigam entender como as situações externas podem afetar o planejamento diário de uma cooperativa. Conseguir, por exemplo, analisar a relação de um problema ambiental com a diminuição de uma meta de vendas é primordial para funcionários de alto rendimento.
Como ter visão sistêmica
Ter visão sistêmica é uma capacidade inata, ou podemos desenvolver ao longo da vida, com exercícios e atividades?
Se você fizer esta pergunta, a resposta é a última opção. A visão sistêmica pode sim, ser desenvolvida ao longo do tempo.
Veja alguns passos que você pode dar para exercitar a visão sistêmica em sua cooperativa.
Conheça o segmento da sua cooperativa e o contexto ao qual estão inseridos
O passo número 1 para você desenvolver a visão sistêmica vem através da informação que se transforma em conhecimento.
Conheça todos os elementos da cooperativa que você faz parte. Conhecer a história, os valores e a missão, vai contribuir muito para que você consiga analisar situações pensando no todo.
Além disso, informe- se sobre o setor que está inserido a organização que você faz parte. Entender as nuances do mercado e se informar de todas as situações envolvendo a sua área de atuação vai te proporcionar uma visão sistêmica eficiente.
Conheça cada departamento
Outro passo importante para você desenvolver a visão sistêmica é conhecer bem a empresa na qual você trabalha.
Esse conhecimento precisa ser detalhado, a partir de informações sobre todos os setores existentes, sobre os produtos e serviços oferecidos, sobre todos os departamentos existentes e sobre cada processo existente em cada um desses departamentos.
Esse conhecimento vem de estudo, de observação e de conversas com líderes ou gestores da sua empresa, e representantes de cada um dos setores que dela fazem parte.
Estude, se informe e sempre agregue conhecimento
O mundo é muito dinâmico e a tendência é que daqui para frente o tempo médio de mudanças sociais seja ainda mais curto.
Assim, sempre esteja atualizado estudando todos os assuntos que podem interferir no seu trabalho, ou na área de atuação que você esteja exercendo neste momento.
Conhecimento é poder, então sempre se alimente de jornais, revistas, cursos, especializações, e todas as formas de aquisição de informação e conhecimento.
Leia também:
Educação cooperativista: Tudo que você precisa saber sobre este conceito
Tenha senso crítico
Um dos passos necessários para se desenvolver a visão sistêmica é incitando o senso crítico. Sempre que receber informações, das mais diversas fontes, questione, reflita, duvide, interprete e use-as a seu favor.
O conhecimento crítico oferece uma base muito sólida para o desenvolvimento de visão sistêmica, ou seja, de conseguir enxergar além do óbvio, além daquilo que se mostra fácil.
Arrisque novas formas de enxergar situações e saia da zona de conforto
Enquanto gestores ou líderes, podemos estar seguros de que a resposta para determinado problema vem do caminho mais fácil e rápido.
Porém, às vezes, a resolução se encontra a partir do momento em que você se arrisca a pensar numa solução diferente, arriscada, ou fora da sua zona de conforto.
Enquanto gestor, administrador ou líder, você deve sempre abrir uma brecha para que decisões arriscadas possam ser feitas, a partir de análises diferenciadas e fora de uma lógica mais óbvia.
Leia também:
A evolução da liderança no mundo cooperativista
Vantagens da visão sistêmica dentro de uma organização
São muitos os benefícios de se desenvolver a visão sistêmica nas organizações:
Tomadas de decisão mais estratégicas
Quando o gestor possui muitas informações sobre a empresa e sobre o mercado ao qual ela está inserida, e possui também conhecimento crítico, as chances dele ser bem sucedido na tomada de decisão estratégica são muito maiores.
Ter visão sistêmica te ajuda a entender todo o contexto que envolve tomadas de decisão, e vai te auxiliar para que estas sejam tomadas com base em análises aprofundadas e eficientes.
Correção de erros e de falhas corporativas
Quanto mais conhecimento e informações você possuir sobre o seu negócio ou sobre a empresa em que trabalha, mais chances de você detectar falhas e corrigi-las de forma rápida e eficiente.
A visão sistêmica te auxilia a enxergar sempre as situações particulares e como elas resultam em uma situação problema mais geral. Desta forma, conhecer o todo e as partes, será muito útil para reordenar uma situação fora de ordem.
Ajuda no desenvolvimento de análise crítica
Já falamos aqui, mas agora a relação acontece de forma mais automática. À medida que você desenvolve a visão sistêmica, você desenvolve também a análise crítica. Elas andam juntas e uma contribui para que a outra habilidade seja potencializada.
E a análise crítica é uma capacidade que líderes e gestores devem necessariamente possuir, para que tenham muito mais elementos e condições de observar situações e problemas, e rapidamente buscar resoluções lógicas ou correções inteligentes.
Ajuda a aumentar a produtividade
Se você é um profissional que conhece os valores, a missão e a história da cooperativa, que exercita a análise crítica e que desenvolve continuamente a visão sistêmica, então é muito provável que você consiga organizar e planejar a organização de uma forma que traga como resultado o aumento da produtividade.
Ter uma visão sistêmica permite que você enxergue problemas específicos e localizados, mas que estão prejudicando a produção como um todo. A partir do momento que você analisa e busca corrigir os problemas a partir desta análise sistêmica, você reduz os danos e aumenta a produtividade.
Aumenta o engajamento e a motivação da equipe
Quando os profissionais de uma empresa desenvolvem a visão sistêmica, e passam a enxergar o todo como resultado de várias partes, eles passam a se sentir inseridos dentro de algo maior, que é a corporação.
Esse olhar mais abrangente proporciona um sentimento maior de pertencimento, aumentando assim o engajamento deles com a empresa, estreitando relações de trabalho e motivando tanto o profissional individualmente quanto como parte do corpo coletivo.
Proporciona autoconhecimento
Desenvolver a visão sistêmica, ou seja, esse olhar mais abrangente e aguçado sobre as ações estratégicas da empresa ou as práticas corporativas de seu negócio, acaba proporcionando que o profissional adquira cada vez mais autoconhecimento, ou seja, o conhecimento que cada pessoa tem de si mesma, e que no universo corporativo tende a ser uma qualidade muito desejada em áreas de RH.
Contribui para a expansão estratégica da empresa
É a partir de uma visão sistêmica que gestores e líderes conseguem vislumbrar novos caminhos que aquela cooperativa pode seguir.
Normalmente projetos de expansão envolvem análises mais abrangentes e aprofundadas sobre todo o entorno daquela ação estratégica.
Entender o todo, conhecer o mercado, a sua área de atuação e conhecer cada detalhe de seu negócio, vão te ajudar a entender esta nova possibilidade a partir de uma visão sistêmica e assim tomar a melhor decisão possível.
Conclusão
Possuir visão sistêmica é um diferencial muito importante atualmente no mercado de trabalho. Cooperativas desejam cada vez mais colaboradores que tenham a capacidade de ver o todo, e de analisar criticamente o que se apresenta como situação ou problema.
E você, acredita que tenha visão sistêmica?
Acesse outros conteúdos como este em nosso blog.
Posts Relacionados
Ver Categoria >Gestão
Desafios do autodesenvolvimento dos líderes cooperativistas
Veja em detalhes sobre os Desafios Do Autodesenvolvimento Dos Líderes Cooperativistas, apresentado pela perspectiva da nossa especialista Anna Cherubina Scofano.
Gestão
O que é PDI? Quais vantagens? Como fazer?
Neste artigo vamos conhecer justamente todos esses benefícios e vantagens que empresas e pessoas que optam por desenvolver o PDI possuem.
Gestão
Gestão do tempo: Como evitar o acúmulo de tarefas
Neste artigo você vai entender o conceito de gestão do tempo, além de aprender como ter um dia produtivo, sem necessariamente trabalhar o tempo todo.