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Aprendizagem Adaptativa: O que é? Quais Vantagens? Como Aplicar?

Mesmo o mundo tendo passado por profundas transformações sociais e tecnológicas nestas últimas cinco décadas, a educação corporativa e  escolar permaneceu intacta, sem evoluções e atualizações ao longo do tempo. 


Esse contexto ligou o sinal de alerta entre educadores, que buscaram a partir desta reflexão novos formatos para a relação ensino e aprendizado. E é daí que surgem novas abordagens como a Aprendizagem Adaptativa.


Neste artigo vamos conhecer o conceito por trás do termo 'aprendizagem adaptativa', entender o seu significado no campo da educação e também dos negócios, as suas vantagens e como aplicar ela dentro do processo pedagógico de uma escola, de uma faculdade ou de uma empresa.


O que é aprendizagem adaptativa


Para entender o significado do termo 'aprendizagem adaptativa' é preciso ter em mente que a estrutura de ensino e aprendizado sempre foram bastante engessada, com a construção de um conteúdo curricular padronizado e fixo, e a implementação dele para todas as turmas de estudante ou aprendizes, sem a preocupação de adaptar esses conteúdos às necessidades individuais.


Assim, a aprendizagem adaptativa surge para não somente flexibilizar os conteúdos programáticos, mas acima de tudo, adaptar eles às necessidades individuais de cada um desses usuários.


Essa nova abordagem é gerenciada por meio de sistemas tecnológicos, que utilizam algoritmos e outros meios para entender todas as peculiaridades que aquele usuário possui na relação estabelecida entre ele e os conteúdos pedagógicos apresentados.

A aprendizagem adaptativa surgiu agora?

Esse modelo de ensino não é novo, afinal de contas, sempre foi lógico se pensar que a experiência de aprendizado de cada pessoa é individual, e possui particularidades muito grandes. 


Porém, somente com o avanço das tecnologias e o surgimento do ensino híbrido, que mescla o ensino presencial com o ensino remoto, além das atividades em ambientes virtuais, que a ideia de aprendizagem adaptativa ganhou espaço.


Assim, o sistema consegue oferecer as atividades certas na hora certa, os conteúdos certos nas horas certas, proporcionando uma experiência de aprendizado muito mais plena e completa, e gerando resultados muito mais satisfatórios de aprendizado.

Qual a base da aprendizagem adaptativa?

Há muito tempo que grandes pensadores da educação, como Jean Piaget e B.F. Skinner, refletem sobre a relação entre o ensino e o aprendizado e como esta relação proporciona ou não conhecimento para alunos.


Já na década de 50, estudos apontavam que alunos possuem ritmos de aprendizado diferentes uns dos outros, e que para uma estrutura de ensino ser completa era necessário que se pensasse em abordagens que levasse esta ideia em consideração.


Outra ideia que hoje é implementada com força, mas que já havia estudos indicando esta tendência é a da mudança de posição do estudante, que sai de um lugar passivo, onde ele somente recebe o conhecimento do professor, para um lugar ativo, onde ele é o protagonista de sua jornada pedagógica.


Assim, a base para a aprendizagem adaptativa vem de décadas atrás, a partir de ideias de alguns dos mais experientes educadores que já tivemos.         


Quais vantagens da aprendizagem adaptativa?


São inúmeras as vantagens que a aprendizagem adaptativa oferece ao sistema de ensino escolar ou corporativo:

Aprendizado no ritmo certo

O sistema de aprendizagem adaptativa demanda recursos tecnológicos, porém seus efeitos são muito benéficos, principalmente por proporcionar ao estudante ou usuário do sistema um aprendizado no ritmo certo, focando nas necessidades específicas de cada pessoa. 


Um sistema tecnológico que consegue ler e entender o perfil daquele usuário tende a oferecer exatamente a quantidade certa de conteúdos, no momento certo e da forma certa.

Maior interesse e engajamento

Se você, usuário de um sistema de ensino, passa a receber os conteúdos mais condizentes com o seu perfil, a tendência é que você se interesse mais pelo processo de aprendizado e que se engaje mais nas atividades práticas de ensino. 


Isso acontece, dentre outros fatores, pelo fato do sistema te oferecer desafios já sabendo que você poderá alcançá-los, gerando um sentimento positivo e evitando frustrações que só atrapalham a jornada de ensino do estudante.

Economia de tempo

Outra grande vantagem da aprendizagem adaptativa é a otimização do tempo como atividades e conteúdos repetitivos e desnecessários para aquele perfil de estudante. 


Se o sistema consegue entender que um determinado tipo de conteúdo gera melhores resultados, ou que uma forma diferente de abordagem proporciona melhores resultados, então ele vai economizar tempo ao não focar em atividades desnecessárias.

Redução de custos

Tudo bem que os custos iniciais de um sistema que gera aprendizagem adaptativa são bem altos, mas seu benefício a médio e longo prazos vale à pena, já que é muito mais oneroso fazer, por exemplo, treinamentos presenciais corporativos de tempos em tempos. 


Um sistema tecnológico que pode replicar por muito tempo um sistema de ensino gera muito mais redução de custos quando pensamos em sua existência em longo prazo.

Melhores taxas de participação e aprovação

Um sistema que oferece conteúdos com base no perfil de cada um dos usuários gera inevitavelmente resultados melhores em dois aspectos importantes: participação e aprovação. As taxas de participação aumentam, e as taxas de saídas diminuem. E, além disso, temos resultados finais melhores, com taxas de aprovação muito acima de um sistema de ensino tradicional. 

Maior absorção de conhecimento

Um sistema de ensino que produz os conteúdos certos para o seu perfil certamente vai gerar uma maior absorção deste conhecimento por parte do usuário. 


Se você possui um perfil comportamental, ou de aprendizagem, e este sistema consegue ler e oferecer um conteúdo de atividades adaptadas então é normal que você consiga entender melhor os conteúdos e absorver as informações, transformando-as em conhecimento.

Acompanhamento de resultados em tempo real

Outra vantagem da aprendizagem adaptativa para professores e gestores é a possibilidade de acompanhar em tempo real os resultados, podendo assim oferecer feedbacks ainda mais aperfeiçoados para aquele usuário do sistema. 


Essa dinâmica facilita no processo de corrigir erros ou de potencializar acertos.

Como Aplicar a aprendizagem adaptativa?


É preciso seguir alguns passos bem importantes para se inserir o conceito de aprendizagem adaptativa em um ambiente de ensino.

É preciso ter uma estratégia

Seja uma empresa, uma escola ou uma faculdade, para implementar um sistema de aprendizagem adaptativa é preciso antes de tudo de uma estratégia bem definida, com objetivos e metas.


Ou seja, nada de produzir conteúdos e atividades de ensino sem antes ter em mente as reais necessidades de seu projeto. 

É muito importante ter em mente as lacunas que você pretende preencher, o perfil de todos os seus colaboradores ou estudantes, ou usuários. 


Sem estas informações um trabalho com aprendizagem adaptativa tende a não ter êxito.

Conscientize as pessoas envolvidas no processo

É preciso que todos envolvidos no sistema de aprendizagem adaptativa estejam engajados de alguma forma no sucesso do processo. 


Assim, é importante conscientizar alunos, estudantes e colaboradores que o sistema trabalha com o objetivo de entender os pontos fortes e fracos de cada um deles, gerando assim atividades e conteúdos que reforcem os pontos fortes e corrijam os pontos fracos de uma maneira muito direta e simples.

Atenção individualizada

Já que o sistema oferece conteúdos e uma estratégia individualizada para cada pessoa, é importante também que se tenha esta mesma abordagem do outro lado, dos professores, educadores ou gestores. 


Eles precisam construir abordagens individuais para que o conceito seja colocado em prática de forma plena.

Adote formatos diversos de conteúdo

A evolução das tecnologias proporcionou ganhos gigantes para o processo de ensino e aprendizado nestes últimos tempos.

 

Então para que um trabalho com aprendizagem adaptativa dê resultados é importante que se diversifique as abordagens e formatos, utilizando meios como a gamificação, que proporciona grandes resultados, o uso da realidade virtual ou da realidade aumentada, além de microlearning, lifelong learning, dentre outros formatos e abordagens. Essa diversificação de abordagens tende a proporcionar um projeto mais completo de aprendizagem adaptativa.


Conclusão

A aprendizagem adaptativa vem ganhando muito espaço entre os educadores contemporâneos, além de também gerar abordagens corporativas, no ensino e na capacitação de colaboradores.


Independente do segmento, seu conceito educacional é dos mais relevantes, e somente com o avanço da tecnologia que foi possível colocar em prática de um modo satisfatório.


Seu formato oferece ao usuário a possibilidade dele ser o protagonista de sua relação de aprendizagem, sendo independente e autônomo, fazendo do professor, ou do gestor de RH, um mediador ou um incentivador de sua jornada de aprendizado.


O sistema, ao oferecer conteúdos e toda uma dinâmica baseada no seu perfil, gera respostas muito positivas, e um sentimento de que os conteúdos estão sendo absorvidos de uma forma mais completa.


E você, já conhecia a aprendizagem adaptativa?


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Neste artigo vamos conhecer o conceito por trás do termo ?aprendizagem adaptativa?, entender o seu significado no campo da educação. Acesse o artigo completo!

aprendizagem adaptativa

16/08/2022

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