Assinar Newsletter
Gestão

Compartilhe:

Equipe Engajada: Como Gerenciar e Manter sua Equipe Produtiva

Quais são os pilares de uma empresa bem sucedida? A resposta não é simples, mas podemos garantir que uma gestão eficiente combinada com uma equipe engajada tende a aumentar muito as chances de seu negócio prosperar, com aumento de produtividade e melhor gerenciamento de toda estrutura corporativa.


Mas como gerenciar e manter uma equipe produtiva através de um trabalho eficaz de engajamento?


Neste artigo vamos entender como o engajamento de equipe é peça fundamental para o sucesso de seu negócio. 


Vamos também dar dicas de como gestores podem construir uma equipe engajada e mantê-la no dia a dia com ações estratégicas e bem definidas.


Engajamento não é motivação


Não é raro pensar que engajamento e motivação são termos semelhantes, com o mesmo significado. Eles até estão interligados no ambiente de trabalho, mas possuem ideias bem distintas uma da outra.


A motivação é um sentimento interno, é o que te faz sair da cama para trabalhar ou para estudar. 


Sua motivação pode ter diversas origens, como aumento salarial, promoção profissional, recompensa pela conquista de um objetivo ou meta, mas ela visa sempre o seu benefício, mesmo que isso acarrete também no crescimento da empresa, por consequência.


Muitos gestores, atentos a isso, criam ações para motivar seus colaboradores: oferecem viagens, recompensas para quem cumprir a meta, dentre outras. 


Isso motiva, mas não necessariamente engaja.


Já o engajamento é diferente, porque tem como foco a relação da equipe com a empresa, gerando benefícios consideráveis para o negócio. 


É o famoso 'vestir a camisa', que tem uma função primordial no mundo corporativo, pois é este sentimento coletivo que transforma empresas, gerando valor e aumentando produtividade, sem que seja necessário oferecer recompensas diretas.


A importância do engajamento de equipe  


Podemos então definir o engajamento como aquela relação de identificação do colaborador com a empresa.

O engajamento permite que um funcionário conheça, respeite, compartilhe e admire a missão e os valores da empresa.

E o que esta relação de identificação acarreta imediatamente? 


Uma empresa que consegue criar essa relação de engajamento com seus colaboradores terá com toda a certeza uma equipe com muita vontade de contribuir para o crescimento do negócio.


E o melhor: 


Essa contribuição acontece de forma espontânea, e porque o colaborador de fato acredita no propósito apresentado, ele entende que está participando de algo que gera benefícios para as pessoas.


E como esse engajamento interfere no dia a dia do trabalho?


Um colaborador engajado está feliz e realizado no exercício de suas funções. Ele sabe que o seu trabalho gera resultados para a empresa e para todos que são afetados direta ou indiretamente.


Esse sentimento traz como consequência uma maior produtividade, afinal, o colaborador quer estar ali, gostar de estar ali e estar ali porque se sente parte de algo maior. 


Para a empresa essa relação acaba possibilitando melhores entregas dos funcionários, e um ambiente de trabalho muito mais saudável e produtivo.


Quais são os benefícios gerados por uma equipe engajada?  


Uma equipe engajada gera muitos benefícios para uma empresa:

Aumento de produtividade

Essa relação é óbvia e já falamos aqui. Um profissional que gosta de trabalhar na empresa, que se sente importante e que admira todos os valores compartilhados por ela, tende a realizar seu trabalho com maior eficiência, gerando maior produtividade.


Eles trabalham mais e com satisfação. Eles não reclamam de horas extras e nem de pensar em assuntos do trabalho em casa. Eles possuem iniciativa e são proativos, o que juntos transformam o nível de produtividade de uma empresa.


Aumento do lucro

Consequência natural do aumento da produtividade é o aumento do lucro numa empresa. 


Ter uma equipe engajada gera um espírito dentro da empresa que proporciona o aumento de produtividade, de receitas e por fim, do lucro final. 

Melhora o clima organizacional

Quando você está engajado, ou seja, quando você trabalha para agregar valor para uma empresa que você admira, você faz de tudo para que o ambiente de trabalho seja saudável e harmonioso.


Ter uma equipe que compartilha dessa mesma ideia proporciona a criação e manutenção de um clima organizacional eficiente e produtivo.


O clima organizacional é reflexo imediato das relações interpessoais desenvolvidas pela equipe de colaboradores. Assim, incentivar uma relação saudável entre seus funcionários só gera benefícios para a empresa.


Retenção de talentos

Colaboradores engajados com a empresa tendem a ficar mais tempo vinculados a ela. Desta forma, uma empresa que consegue fazer um bom trabalho de engajamento acaba por consequência retendo seus melhores talentos e evitando uma saída abrupta de colaboradores de alto rendimento.


Uma empresa que consegue reter seus talentos terá muito mais chances de sucesso no mercado.


Diminuição do índice de turnover

A redução do índice de turnover é um benefício que se assemelha com o anterior, mas aqui vemos com outra perspectiva. Quando uma empresa possui colaboradores engajados, a quantidade de saídas, seja de demissões que partem da empresa, seja de demissões que partem do colaborador, tendem a diminuir bastante. 


Essa diminuição acarreta em economia com burocracias, como rescisões de contrato, além de economia com gastos com treinamentos de novos colaboradores. Além de claro, conseguir reter seus funcionários por mais tempo, o que gera também uma maior produtividade.


Desenvolvimento de competências interpessoais

Uma equipe engajada dentro de uma empresa promove diariamente o exercício de uma série de comportamentos que geram desenvolvimento de competências e habilidades, o próprio respeito aos valores e a missão da organização geram melhorias de competências. 


Mas, além disso, há o exercício diário de feedbacks, autocontrole, respeito à instituição, dentre outros comportamentos que geram um desenvolvimento pessoal.


Leia também:

Relacionamento interpessoal no trabalho


Como gerenciar e manter sua equipe produtiva

O desafio dos gestores em manter e gerenciar uma equipe engajada é grande, porém a receita é simples e sem mistérios corporativos. As práticas são muitas, mas que com certeza garantem bons resultados.

Apresente os valores e missão da empresa de forma clara

Tudo começa com a apresentação do espírito da empresa para seus colaboradores. Ter em mente que os valores de uma empresa geram sentimentos aos colaboradores é o primeiro passo para um bom trabalho de engajamento.


 O que você acredita? Qual o seu propósito neste mundo corporativo? Qual a contribuição que a sua empresa está dando para a melhora do mundo? Ter respostas claras para estas perguntas vai levar os seus colaboradores a entender, admirar e compartilhar de seus valores.

Um bom trabalho de contratação

Ter uma equipe engajada envolve saber escolher os bons profissionais já na etapa de contratação. Muitas vezes o colaborador certo não é o com melhor capacidade técnica naquele momento. 


Investir em pessoas que tenham um perfil colaborativo, que se entreguem mais facilmente em prol da organização, com uma personalidade agregadora é muito mais estratégico que buscar alguém com rendimento técnico melhor, mas que não vai construir uma história dentro da empresa.

Crie um projeto de recompensa contínua

Ao invés de somente criar recompensas pontuais, que geram motivação de sua equipe naquele momento, busque também oferecer recompensas contínuas, como um bom trabalho de feedback com seus colaboradores. 


Outra possibilidade é envolver os colaboradores no planejamento estratégico da empresa para a parte de engajamento. Construa laços com seus funcionários para que eles se sintam cada vez mais parte da família corporativa.

Valorize seus colaboradores

Não há forma melhor de ter uma equipe engajada que não envolva reconhecimento de trabalho e valorização profissional. 


Tenha em mente que todos nós gostamos de nos sentir valorizados, e criar uma cultura de valorização é primordial para se ter uma equipe engajada aos propósitos do seu negócio.

Crie um ambiente favorável para o engajamento

Invista em espaços colaborativos e de convivência mútua. Ter um ambiente de trabalho leve, de bem estar e que incentive o diálogo gera em seus colaboradores um comportamento mais coletivo ao invés de individual.


Espaços que gerem troca de ideias, conversas e outras interações são perfeitas para gerar motivação, engajamento e boas ideias para a empresa.

Promova regularmente o autodesenvolvimento

Incentive, seja com ações, seja com palavras, o autodesenvolvimento de sua equipe. Você pode criar ações de incentivo à leitura, e criar também ações que permitam seus colaboradores se capacitarem. 


Invista em treinamentos contínuos e em estudo, pois é com estudo e capacitação que se transforma colaboradores normais em funcionários de alto rendimento.

Faça pesquisas de satisfação

Não há mistério. Para que você consiga entender o que move seus colaboradores, para que você consiga entender o comportamento deles naquele momento e o que você pode fazer para melhorar é preciso que haja pesquisas internas constantes de satisfação


Investir em espaços que permitem feedbacks dos funcionários é saudável para a organização, pois gera espaço para melhora do ambiente.

Conclusão

O trabalho de engajar uma equipe de trabalho não é fácil, mas com certeza gera ótimos resultados corporativos. 


Aumento de produtividade, dos lucros além de um ambiente de trabalho saudável e de bem estar são alguns motivos para que você, gestor, comece desde já a realizar um trabalho estratégico de engajamento.


Qual a sua relação com o engajamento dentro de uma empresa? Já pensou em como seu negócio pode crescer a partir de uma boa estratégia de engajamento?


Newsletter

Assine nosso newsletter preenchendo os dados abaixo:

Neste artigo vamos entender como o engajamento de equipe é peça fundamental para o sucesso de seu negócio.

Equipe Engajada

29/11/2022

https://coonectse.com.br/files/blog/bannerdesktopcoonect_1000122187.png

https://coonectse.com.br/blog/gestao/equipe-engajada