Assinar Newsletter
Gestão

Compartilhe:

Transição de Carreira: Como fazer essa mudança? Guia completo

Eu quero mudar de área, mas será que terei que começar tudo do zero? Esse deve ser um dos grandes dilemas que as pessoas passam na hora de pensar em mudar de profissão ou de formação. Nestes casos, fazer uma transição de carreira inteligente e eficiente vai te ajudar muito neste processo, que, sim, tende a ser bem sucedido se feito com objetividade, foco, disciplina e sabedoria.


Este guia vai te ensinar absolutamente tudo que você precisa aprender para estar apto a desenvolver uma eficiente transição de carreira que gere sucesso profissional e qualidade de vida. Vamos entender desde o significado do termo até estabelecer dicas para se fazer uma bem sucedida transição.

Transição de Carreira, o que é?


Tem sido cada vez mais comum ouvirmos pessoas falarem que estão em transição de carreira, mas o que seria isso? Bem, o termo designa o movimento de mudança que um profissional faz para sair de uma profissão em direção a outra.


Essa mudança acontece por diversos motivos, que podem ser pessoais ou profissionais, podem ser aleatórias, ou estrategicamente pensadas. E que tende a ter como objetivo a realização profissional de quem deseja fazer esta transição.

Transição de carreira radical ou não

Podemos pensar em duas perspectivas diferentes para transição de carreira, e ambas necessitam de planejamento, mas em níveis distintos.


Você pode, por exemplo, ser um engenheiro civil e querer fazer uma mudança radical em sua vida profissional, querendo atuar na área do direito ambiental. Assim, a transição de carreira aqui é radical e profunda, e requer um nível de planejamento, engajamento e disciplina muito grande.


Em outro exemplo você pode ser um advogado criminalista, mas desejar fazer a mesma mudança do exemplo anterior, para a área de direito ambiental. Neste caso você já terá uma base de formação, que é a do direito, e só precisará mudar o foco de sua atuação, fazendo desta transição de carreira menos complexa e profunda que a primeira. Ainda assim, requer planejamento, foco e objetivos bem claros.


Motivos que podem levar à transição de carreira


São vários os motivos que podem levar alguém a buscar outros caminhos profissionais, e devemos estar atentos a cada um deles, pois vai refletir em todo o planejamento para transição de carreira.


Falta de motivação: Um dos grandes motivos que fazem bons profissionais deixarem sua carreira para buscar outra é a falta de motivação. A motivação é um dos elementos centrais para que profissionais deixem as suas casas rumo ao ambiente de trabalho. Estar motivado é condição necessária para que o trabalho seja desenvolvido de maneira eficiente, inteligente e saudável.


Processo de desvalorização da profissão: Você realizou o sonho de se formar naquela profissão que você sempre sonhou, mas quando chegou ao mundo real percebeu que sua profissão é muito desvalorizada no mercado e que será necessário trabalhar muito mais para conseguir os mesmos benefícios que outras profissões oferecem com bem menos esforço e tempo.


Plano de carreira inexistente ou parado: Você tem muitas perspectivas de crescimento na sua profissão, mas percebe que não há tantas oportunidades para crescimento dela em uma empresa. Isso serve para determinadas áreas que acabam limitando bastante a possibilidade de crescimento profissional, e assim serão necessárias mudanças de área e de ares.


Há uma crise de demissão em massa na sua área: Esse é um dos motivos de sobrevivência, ou seja, a pessoa percebe que a transição de carreira terá como função a sua permanência no mercado de trabalho, e não tem tanta relação com o seu desejo pessoal de mudar de profissão.


Idade: Sim, há uma série de funções e trabalhos que ao chegar a determinada idade o profissional fica muito limitado, prejudicando todos os seus objetivos de vida e desejos profissionais. Esse é mais um caso onde a pessoa precisa começar uma transição de carreira por sobrevivência e permanência no mercado de trabalho.

Você se identificou com algum desses motivos?

Por que mudar de profissão?


Independente do motivo que te faz pensar na mudança de profissão, ela pode ser uma escolha que te levará para novos caminhos profissionais e pessoais. Não se estagnar, não se acomodar e querer sim ter plenitude na sua vida profissional são ótimos motivos para você decidir trocar de profissão ou de área. 


Se o sentimento que prevalece atualmente em você é o de frustração, tristeza e irritação por conta de seu trabalho, então a transição de carreira é uma boa oportunidade para uma guinada profissional.


Se a sua profissão está em processo contínuo de desvalorização ou pior, de extinção, então mudar de área vai te dar um novo desafio além da possibilidade de continuar inserido no mercado de trabalho, tão importante para se manter nos dias atuais.


Qual o momento ideal para mudar de carreira?


A resposta deste importante questionamento é bastante subjetiva, mas há sempre sinais que indicam que já está chegando o momento de você ao menos pensar seriamente em mudar algo na sua vida profissional.


Felicidade: Você está feliz em seu emprego atual? Ele te faz acordar motivado todos os dias? Você se sente bem ao chegar à sede de onde trabalha? Você sente prazer ao desempenhar as suas funções no ambiente de trabalho? Analise as respostas e se ao menos uma ou algumas delas forem negativas, então chegou a hora de fazer algo com a sua vida profissional.


Stress: O quão estressado seu trabalho lhe deixa? Sabemos que todos os trabalhos tendem a oferecer benefícios, mas também malefícios. Ainda assim, tem alguns trabalhos que o profissional necessita de um equilíbrio mental muito mais intenso que outros, então o stress pode ser causado por uma falta de adequação sua com a profissão exercida, e aí é o momento certo para você mudar de carreira.


Futuro: Você se vê no mesmo emprego daqui a dez anos? Fazer um exercício de futuro é uma ação bem inteligente para você saber se já está na hora de realizar a transição profissional e buscar outros desafios para você.


Dicas para você fazer uma transição de carreira eficiente



Saber quais são os obstáculos, os benefícios, o ônus e o bônus de uma transição de carreira é o primeiro grande passo que você pode dar para ser bem sucedido na sua escolha de mudança de profissão.


Há, entretanto, outras dicas que são fundamentais:

  • Projetar as possibilidades;

  • Preparação Financeira;

  • Aperfeiçoe seus contatos;

  • Apresente seu  currículo e seu portfólio;

  • Faça teste vocacional;

  • Crie metas e objetivos.

Projetar as possibilidades

Se você está decidido a largar uma área em busca de outra, então uma das primeiras ações que você deve ter é a de projetar todas as possibilidades e todos os caminhos que você poderá caminhar daquele momento para frente. 


Entenda o mercado, como se dará a formação profissional para você exercer aquela nova função, busque conhecer a fundo esta nova área, através de profissionais que já estão nela. Busque conhecimento, pois este é a alma de qualquer escolha de profissão bem sucedida.

Preparação financeira

Sair de uma área para outra completamente nova vai demandar tempo e dinheiro, e você precisará ter uma boa reserva que vai lhe dar alguma segurança no primeiro momento. 

Caso precise fazer uma nova faculdade, uma nova especialização, um novo curso técnico, todas estas possibilidades vão demandar um investimento financeiro que você precisará fazer.

Aperfeiçoe seus contatos

Ter uma lista de contatos eficiente é ter uma com contatos de diversas áreas e não somente da qual você faz parte naquele momento. 

Criar contatos estratégicos em várias áreas de conhecimento e de profissão lhe dará mais oportunidades de crescimento numa futura profissão ou de se aperfeiçoar em uma área diferente da sua.

Apresente seu currículo e seu portfólio

Atualizar o currículo e, sobretudo, montar um portfólio, mesmo que não tenha ainda muitos elementos para preencher, é muito importante para que você tenha oportunidades na sua futura área ou carreira. 


Mostre para as pessoas a sua capacidade profissional, nem que seja utilizando seus trabalhos voluntários, os projetos sociais que você está envolvido e os cursos que participou.

Faça teste vocacional

Uma das ferramentas mais interessantes de autoconhecimento é o teste vocacional, e através dele você poderá consolidar uma ideia de mudança de carreira ou repensar novamente se é realmente o certo a se fazer. Assim, antes de entrar em um novo desafio faça um teste vocacional, com um profissional capacitado, geralmente um psicólogo.

Crie metas e objetivos

Quando você está pensando em mudar de carreira, seja radicalmente ou não, é necessário que se tenha algo mais palpável para que você consiga crescer e evoluir. Algo que tende a ajudar é a criação de metas e de objetivos, que vai te fazer acordar todos os dias em busca da realização destas. 

Erros que não se pode cometer numa transição de carreira

Ao decidir mudar de profissão ou de área você deve ter consciência que o caminho que você irá percorrer terá muitos desafios, obstáculos e que há erros que não deve ser cometido de forma alguma, para não correr o risco de prejudicar completamente a sua decisão de transição de carreira.

Nunca espere retorno financeiro logo de imediato

Esse é um dos maiores erros cometidos por pessoas que decidem mudar de carreira. Romantiza-se ou se idealiza muito a ideia de trocar de profissão e que com isso você logo estará nadando em cédulas de reais. 


Isso é uma mentira, e o profissional deve entender que há todo um percurso que deverá ser iniciado ou reiniciado, e que demandará tempo para que os resultados aconteçam.

Nunca deixe de fazer um planejamento pessoal completo

Ao decidir fazer a transição de carreira, você terá como prioridade número um pensar detalhadamente o seu planejamento pessoal a curto e médio prazo. Você deverá listar suas prioridades naquele momento e num futuro próximo. 


Você deverá saber com detalhes como está a sua vida financeira, para saber se ela suporta uma transição. Será necessário realizar um exercício de futurologia e pensar se estará feliz daqui a dez anos estando numa carreira nova. 


Conclusão

Transição de carreira não é um fenômeno recente, mas que vem ganhando força nestas últimas décadas, especialmente quando os profissionais passaram a se preocupar ainda mais com a saúde, o bem estar e a qualidade de vida.


Querer ser feliz no trabalho tem sido um dos grandes motivos para que profissionais mudem de emprego e busquem realizar a transição de carreira.

Vimos também que para mudar de área ou de profissão é preciso muito conhecimento de si, coragem e, sobretudo, planejamento, que te dará uma boa base para que a recolocação profissional seja feita com segurança e tenha mais chances de sucesso.


Mudanças nunca são fáceis, e quando se trata de carreira, isso pode complicar ainda mais. Em resumo, você deve planejar absolutamente tudo que achar relevante para essa nova caminhada, afinal, esse tipo de mudança pode impactar positiva ou negativamente seu futuro profissional, e claro, pessoal. 


Você já pensou em fazer uma transição de carreira? Está satisfeito com o seu atual trabalho? 


Leia outros conteúdos como este em nosso blog.



Newsletter

Assine nosso newsletter preenchendo os dados abaixo:

Este guia vai te ensinar absolutamente tudo que você precisa aprender para estar apto a desenvolver uma eficiente transição de carreira que gere sucesso profissional.

Transição de Carreira, transição profissional

10/05/2022

https://coonectse.com.br/files/blog/bannerdesktopcoonect_1137478478.png

https://coonectse.com.br/blog/gestao/transicao-de-carreira