Assinar Newsletter

Tipos de Cooperativas: Lista Completa

O setor cooperativista vem ganhando cada dia mais importância enquanto modelo de negócio. O conceito, que surge no mundo após a Revolução Industrial, prevê a colaboração de pessoas com os mesmos interesses para obter ganhos em atividades econômicas. 

É um modelo sustentável, que chegou ao Brasil e ganhou seu espaço nos mais diversos ramos. Os tipos de cooperativas existentes só provam o quão diversificado é este setor atualmente.

Neste artigo vamos conhecer o conceito de cooperativismo, seus princípios básicos, e principalmente, apresentar uma lista completa com todos os tipos de cooperativas existentes.

O cooperativismo


O cooperativismo nasce na Europa, mais especificamente na Inglaterra, em 1844, quando um grupo de 28 pessoas que não possuíam condições financeiras de comprar o básico para sobreviverem decidem se unir para montar um armazém próprio e assim poder barganhar melhores condições de compra.

Esse preceito de cooperação mútua nasce junto com a cooperativa, desde a sua origem até hoje em dia cresceu, se expandiu enquanto modelo de negócio e ganhou o mundo, chegando também ao Brasil.

Os princípios cooperativistas


Desde o seu surgimento que o cooperativismo é regido por princípios básicos que norteiam toda ideia por trás de uma cooperativa:

  1. Gestão democrática e participativa;

  2. Adesão voluntária e livre;

  3. Participação econômica;

  4. Autonomia e independência;

  5. Educação, formação e informação;

  6. Intercooperação;

  7. Interesse pela comunidade.

Os tipos de cooperativas


Confira todos os tipos de cooperativas existentes:

Cooperativas agropecuárias

Um dos setores mais estratégicos para um país como o Brasil, o cooperativismo agropecuário está relacionado às atividades agropecuárias, extrativistas, agroindustriais e pesqueiras. 

Como o Brasil possui uma das maiores extensões rurais do mundo, o cooperativismo agro acaba sendo um dos mais importantes para o consumo interno. 

Alguns dos objetivos dos produtores rurais ao criarem uma cooperativa:

  1. Vender suas produções em grande escala e com maior possibilidade de retorno econômico;

  2. Comprar os insumos diretamente das indústrias;

  3. Conseguir armazenar de modo satisfatório a sua produção;

  4. Prestação de assistência técnica.

As primeiras cooperativas agropecuárias chegaram ao Brasil em 1907 e hoje em dia representam uma grande parcela do que é produzido no campo brasileiro.  

Principais benefícios que as cooperativas agropecuárias oferecem:

  1. Maior escoamento da produção

  2. Compras de insumos

  3. Maiores investimentos

  4. Acesso a mercados maiores

  5. Assessoria especializada e compartilhamento de conhecimento

Cooperativas de crédito

As cooperativas de crédito são instituições financeiras que possuem as mesmas funções de um banco, por exemplo, só que são formadas pelos associados, que participam de sua gestão, enquanto cooperados, e usufruem de seus serviços.

As diretrizes são basicamente as mesmas de qualquer outro tipo de cooperativa.

As cooperativas de crédito não possuem caráter capitalista, ou seja, são organizações sem fins lucrativos, proporcionando assim melhores condições para seus associados.

Podemos resumir da seguinte maneira:

Numa cooperativa de crédito temos os cooperados que são clientes e donos ao mesmo tempo. Eles são os gestores da instituição, que sem finalidade de lucro procuram atender, principalmente, as necessidades de cada um dos cooperativistas.

Os principais serviços oferecidos por uma cooperativa de crédito:

  1. Abertura de conta poupança;

  2. Realização de empréstimos pessoal e financiamentos a juros mais baixos que os utilizados no mercado;

  3. Com o passar do tempo e a evolução tecnológica, as cooperativas financeiras passaram a disponibilizar contas digitais e apps para pagamentos e acompanhamento financeiro.

Cooperativas de saúde

As cooperativas de saúde são, em regra, associações de profissionais do setor de saúde que se unem para prestar serviços na sua área de atuação. 

No geral elas nascem dentro desta linha de conduta onde médicos ou profissionais da saúde se unem para construir alternativas para os sempre caros e nem sempre completos planos de saúde tradicionais disponibilizados no Brasil.

Os profissionais aptos a criar cooperativas na área de saúde são:

Médicos: O cooperativismo médico nasceu no Brasil através da fundação da União dos Médicos (Unimed).

Dentistas: As cooperativas odontológicas surgiram a partir da união de dentistas que oferecem planos coletivos ou individuais na segmentação assistencial, exclusivamente odontológica. 

Enfermeiros: As cooperativas de enfermagem nascem a partir da união de enfermeiros que buscam oferecer serviços, sobretudo para clínicas e hospitais. 

Outras classe profissionais aptas a criarem cooperativas de saúde:

  • Auxiliares de enfermagem;

  • Fisioterapeutas;

  • Fonoaudiólogos;

  • Psicólogos.

As cooperativas de saúde no Brasil possuem uma importância estratégica, e junto com as cooperativas agropecuárias colocam o país no mapa do cooperativismo mundial como grandes atores.

Cooperativas educacionais

As cooperativas educacionais são, quase que por regra, criadas por professores ou profissionais da educação para suprir demandas existentes ou para ser uma opção ao modelo particular de ensino que é caro, ou o modelo público que às vezes é inexistente para determinadas localidades.

Sua missão é promover o acesso fácil à educação, unindo professores, pais e demais interessados em um projeto pedagógico diferenciado e de qualidade.

Muitas cooperativas educacionais acabam virando referência em ensino por oferecer um projeto pedagógico de qualidade a preços acessíveis. 

Como qualquer outra instituição do setor da educação, as cooperativas educacionais  também são regularizadas pelo Ministério da Educação (MEC) e apresentam equipes multidisciplinares, com professores e outros especialistas. 

São os pais dos alunos que estão à frente da administração das escolas cooperativistas, São eles os responsáveis pela contratação de professores, que irão trabalhar de forma autônoma nas instituições.

Cooperativas habitacionais

Uma cooperativa habitacional nasce do interesse comum de pessoas em construir residências e conjuntos habitacionais  com custos mais acessíveis para os cooperados.

Num país que possui um déficit habitacional muito grande como o Brasil, as cooperativas acabam preenchendo uma lacuna muito importante e gerando casas para muitas pessoas que não teriam condições de comprar no modelo tradicional capitalista.

Podemos nos deparar com três modelos de cooperativas habitacionais:

  1. A cooperativa é formada por profissionais, trabalhadores da construção civil e técnicos, que juntos viabilizam a construção de casas e habitações que podem ser utilizadas por eles próprios ou para o público em geral.

  2. A cooperativa acaba sendo a união de pessoas interessadas em construir habitações para eles mesmos e desta forma a cooperativa tem seu desfecho a partir do momento que todos os cooperados adquirem a casa própria.

  3. A cooperativa é formada por pessoas que tem por objetivo financiar a construção das casas, que podem ser para usufruto delas ou de outras pessoas.

Cooperativas de infraestrutura

As cooperativas de infraestrutura existem no Brasil desde 1941 e possuem uma importância estratégica principalmente para áreas rurais e mais distantes das cidades, onde há um déficit nesse setor que o Estado nem sempre consegue atuar.

Como a própria palavra indica, as cooperativas de infraestrutura existem para prestar serviços relacionados a esta área para seus cooperados. Um exemplo que podemos dar é a de eletrificação rural. 

Como há uma dificuldade de entrada das concessionárias de energia elétrica comuns, especialmente em locais remotos ou de difícil acesso, as cooperativas acabam preenchendo essa lacuna, ajudando a população. 

As cooperativas de infraestrutura podem atuar em diversas áreas como:

  1. Telefonia e comunicação;

  2. Limpeza pública;

  3. Segurança e proteção urbana;

  4. Saneamento básico;

  5. Mecanização e irrigação, dentre outros.

Cooperativas de produção

Uma cooperativa de produção pode ser integrada por trabalhadores de diversas outras áreas e especialidades, porém se dedicando a um mesmo tipo de produção.

Como isso pode acontecer?

Por exemplo, podemos ter cooperativas de produção de calçados, de móveis, têxteis, de eletrodomésticos, e outros tipos de cooperativas de produção.

Uma cooperativa de calçados pode abraçar trabalhadores de diversas especialidades, mas com o objetivo de produzir somente sapatos.

Todos os cooperados precisam participar da rotina de produção da cooperativa, mesmo que em situações diversas, podendo ser no setor administrativo e organizacional, até o técnico e operacional. 

Cooperativas de consumo

As cooperativas de consumo possuem um objetivo bem claro, que é a compra e o abastecimento de bens de consumo diário. O setor é composto por supermercados, farmácias, convênios e postos de saúde, dentre outros. 

Como resultado das compras em conjunto, os valores praticados junto aos cooperados é menor.

Se analisarmos a origem do cooperativismo na Inglaterra, ele nasce a partir de uma demanda de consumo, onde os artesãos da fábrica inglesa não conseguiam, sozinhos, adquirir produtos para consumo.

Tiveram então que se juntar para assim barganhar melhores preços e condições e assim viabilizar o consumo de bens diários.

Essa função permanece até hoje e facilita a vida de muitas pessoas, cooperadas.

Cooperativas de Transporte

As cooperativas de transporte atendem por uma boa fatia do mercado e no setor cooperativista só perde mesmo para o ramo agropecuário. 

As cooperativas do setor atuam em modalidades específicas:

  • Transporte individual (táxi e mototáxi);

  • Transporte coletivo (vans, micro-ônibus e ônibus);

  • Transporte de cargas ou moto frete;

  • Transporte escolar.

No cooperativismo de transporte é importante destacar que os associados precisam possuir os seus próprios carros, precisam ser os proprietários dos veículos.

Cooperativas de turismo e lazer

Podemos entender as cooperativas de turismo e lazer como prestadoras de serviço que visam organizar as comunidades para disponibilizarem espaços turísticos e passeios de maneira mais econômica e educativa para a população em geral.

Esse tipo de serviço gera renda para as cooperativas, melhora a qualidade de vida dos cooperados e das comunidades atingidas e produz mão de obra, desenvolvendo a região e movimentando a economia.

A ideia geral é estimular e desenvolver todo o potencial turístico da comunidade em que atua a cooperativa, gerando renda, porém sempre priorizando a sustentabilidade e o bem estar social.

Cooperativas de mineração

O cooperativismo do setor de mineração tem como função 

  1. Pesquisa;

  2. Extração;

  3. Comercialização e importação;

  4. Lavramento;

  5. Industrialização e comercialização;

  6. Importação e exportação de produtos e matérias primas.

Cooperativas Especiais

São cooperativas constituídas por pessoas portadoras de necessidades especiais. 

Seu principal objetivo é inserir no mercado profissional, econômico e social pessoas portadoras de necessidades especiais, desenvolver a sua cidadania e oferecer suporte para todas as demandas que eles precisarem.

Conclusão

Vimos aqui todos os tipos existentes de cooperativas, que possuem uma importância estratégica em um país continental como o Brasil, onde o governo nem sempre consegue chegar e a iniciativa privada chega, mas é inviabilizada por conta dos valores altos de cada serviço oferecido.

O cooperativismo cresce a cada dia no mundo, e muito por conta de uma mentalidade que vem ganhando força, que é a da necessidade de vivermos num planeta sustentável e mais justo.

O cooperativismo nasceu para isso.   

Leia outros conteúdos como este em nosso blog.

Newsletter

Assine nosso newsletter preenchendo os dados abaixo:

Neste artigo vamos conhecer o conceito de cooperativismo, seus princípios básicos, e principalmente, apresentar uma lista completa com todos os tipos de cooperativas existentes.

Tipos de Cooperativas

10/03/2023

https://coonectse.com.br/files/blog/bannerdesktopcoonect_1014387258.png

https://coonectse.com.br/blog/cooperativas/tipos-de-cooperativas