Assinar Newsletter

Como implementar ferramentas de IA em sua cooperativa?

É impossível pensar no mundo hoje sem computadores, smartphones, softwares e aplicativos, não é verdade? A revolução tecnológica pela qual o mundo passou, e ainda passa, é responsável por algumas das maiores transformações da sociedade. No campo corporativo, o uso de tecnologias vem acelerando muito o processo de evolução das empresas, e o surgimento das ferramentas de IA impulsiona ainda mais a jornada de crescimento de sua organização, ou de sua cooperativa. 

Porém não basta termos disponíveis as ferramentas tecnológicas, é preciso saber implementar em seu negócio para que elas gerem realmente melhoras consideráveis em todos os processos.

Neste conteúdo vamos entender como funcionam as ferramentas de Inteligência Artificial, as IA, e como elas são a base para esta nova fase da revolução tecnológica pela qual o mundo passa.

E sobretudo, vamos conhecer formas para implementá-las em sua cooperativa, proporcionando mais modernização e maior produtividade para a organização. Vamos começar?

O que é uma IA, afinal?


Vamos entender rapidamente o conceito por trás da Inteligência Artificial, para então percebermos a sua importância para os negócios.

As IAs são ferramentas que conseguem simular a inteligência humana em máquinas ou ferramentas tecnológicas. Elas operam por meio de softwares que usam banco de dados, códigos matemáticos e algoritmos para gerar as respostas desejadas.

Em suma, ela reproduz ações humanas conseguindo assim automatizar processos, gerenciar bancos de dados extensos, gerenciar tarefas sistemáticas, reconhecer rostos, agrupar informações e gerar relatórios técnicos, dentre muitas outras possibilidades de uso.

Pensando no dia a dia de uma organização, podemos reconhecer seu uso através dos Chatbots, que conseguem reproduzir interações humanas no processo de comunicação com clientes.

Podemos também observar as IA recolhendo informações sobre todos os clientes e possíveis clientes que entram em contato, agrupando-os por diferentes segmentos e criando muitas possibilidades de vendas. São muitos os exemplos, e vamos falar mais deles.

Como ferramentas de IA podem ajudar uma cooperativa?


O cooperativismo quando surgiu, em 1844, na Inglaterra, tinha como princípio ajudar pessoas com interesses em comum, mas que tinham dificuldades se atuassem sozinhas. 

A primeira cooperativa nasce para ajudar um grupo de trabalhadores que tinha dificuldades de comprar alimentos e ao se unirem, conseguiram montar um armazém próprio, barganhando melhores preços com os fornecedores.

Com esta ideia as cooperativas nasceram, cresceram e hoje algumas delas estão entre as maiores empresas do mundo. Nesse contexto, elas foram obrigadas a serem cada vez mais modernas e competitivas, mesmo que o objetivo principal delas não seja o lucro pelo lucro.

Assim, cooperativas também precisaram criar formas de diminuir custos, aumentar produtividade, eliminar desperdícios e otimizar o tempo de trabalho. E é neste momento que as ferramentas de Inteligência Artificial se apresentam como grandes aliadas neste processo.

Os benefícios que as ferramentas de IA podem oferecer para o cooperativismo 


Já vimos algumas possibilidades de uso que a Inteligência Artificial dispõe para o mercado, seja ele o capitalista, seja ele o cooperativista. Pensando nelas, podemos perceber muitos benefícios que seu uso pode proporcionar. Confira:

  • Ajuda nas tomadas de decisões

Existem ferramentas de IA que através de algoritmos avançados conseguem prever tendências financeiras dentro da cooperativa, ajudando os gestores a entenderem cenários futuros e assim tomar decisões com mais eficiência e estratégia.

  • Automação de tarefas

Cooperativas agroindustriais, e outras, demandam cada vez mais o uso de tarefas repetidas com processos sistemáticos. 

Todas estas etapas destes processos podem ser feitas através de automação, que permite um aperfeiçoamento das tarefas, otimização do tempo, diminuição dos desperdícios, e ainda libera tempo para que os colaboradores e cooperados possam trabalhar em áreas mais estratégicas da organização.

  • Comunicação aperfeiçoada, eficiente e personalizada

Uma cooperativa precisa utilizar as mesmas ferramentas de comunicação e marketing que qualquer empresa capitalista usa.

Isso porque é este gerenciamento eficiente que permite um aumento das vendas, das receitas, da base de clientes, e do crescimento dela.

Neste sentido, as ferramentas de IA ajudam em vários momentos: agrupando contatos, dividindo-os em diversas possibilidades, como idade, gênero, endereço, gostos pessoais, dentre outras formas. 

Com estas informações as ferramentas podem criar diversas maneiras de comunicação personalizada com clientes e possíveis consumidores e cooperados, otimizando o relacionamento e aumentando a taxa de vendas concluídas.

Como implementar ferramentas de IA em sua cooperativa?


Agora que já conhecemos bastante sobre ferramentas de Inteligência Artificial, podemos dar o próximo passo, que é mostrar como implementar de forma eficiente em sua cooperativa.

Algumas dicas são imprescindíveis:

  • É preciso conhecer o conceito e a utilidade de IA

Este é o passo básico para qualquer gestor, conhecer a fundo as ferramentas que pretendem usar dentro de sua organização.

Aqui no blog da Coonecte-se temos diversos conteúdos sobre tecnologias e IA.

É importante agregar cada vez mais conhecimento sobre o tema para então planejar as ações. Isso pode acontecer através de cursos, podcasts sobre o tema, conteúdos de leitura, videoaulas, webinars, dentre outras possibilidades.

  • Quais são as necessidades e objetivos de sua cooperativa?

Segundo passo é entender onde as ferramentas de IA podem ser usadas dentro da cooperativa. Cada modelo de negócio possui necessidades diferentes. 

Se a sua cooperativa é da área agroindustrial, é importante possuir ferramentas que ajudem nos processos, que otimizem as tarefas, ajudando a eliminar desperdícios e aperfeiçoar todo o sistema produtivo.

Já uma cooperativa de crédito possui necessidades voltadas para a área de relacionamento, de comunicação com clientes e cooperados, além de ser importante o uso de ferramentas de IA que ajudem a gestão financeira.

Assim é fundamental entender as necessidades e compreender os objetivos da cooperativa, se é aumentar as vendas, eliminar desperdícios, reduzir custos, aperfeiçoar a relação com os cooperados e clientes, etc. 

  •  Escolhendo as ferramentas adequadas

Existem centenas de ferramentas de IA que podem ajudar a sua cooperativa crescer, é preciso, entretanto, escolher as mais adequadas ao seu modelo de trabalho e às suas necessidades.

No geral, ferramentas como o ChatGPT podem ser muito úteis. Elas são muito populares e ajudam a sua organização ao processar e agrupar volumes grandes de dados, fornecendo informações estratégicas para tomadas de decisões eficientes.

A IA do Google também promete ajudar empresas e cooperativas nas suas jornadas de vida, auxiliando nas tomadas de decisões através do uso de informações, banco de dados e muitas possibilidades de agrupamentos.

Outra ferramenta, a Microsoft Azure AI, apoia a automatização de tarefas e a inovação em diversas áreas de negócios, como na criação de modelos para análise de dados e previsões personalizadas, na análise de imagens, vídeos e texto para entregar informações mais conectadas. Ela também cria chatbots e assistentes virtuais para melhorar a experiência de atendimento.

Sistemas ERP com inteligência artificial fiscal podem ajudar gestores a consultar informações em tempo real, agilizando o acesso a elas e aperfeiçoando a tomada de decisões.

Outra ferramenta possível é a Monica, que funciona como um assistente de trabalho no Google Chrome. 

Com ela, é possível criar textos, traduzir, resumir ou criar uma nova explicação de um texto existente, além de tirar dúvidas sobre qualquer situação em tempo real.

  • Prepare a equipe e a cooperativa para o uso de IA

É essencial que haja uma estrutura que permita que as ferramentas de IA sejam utilizadas de forma eficiente e que assim gere os resultados esperados.

Por isso é fundamental criar uma equipe de trabalho capacitada, que seja treinada para utilizar as ferramentas, além de entendê-las por completo.

  • Crie projetos e estabeleça a cultura do feedback

Por fim, duas situações que caminham lado a lado e que são fundamentais para que a implementação de ferramentas de IA na sua cooperativa aconteça de forma bem-sucedida.

É preciso criar projeto específicos para seu uso dentro da cooperativa. Começar a usar as ferramentas em larga escala tende a ser uma decisão arriscada demais e que pode gerar mais problemas que soluções.

E finalizando, as ferramentas de Inteligência Artificial são poderosas, porque elas evoluem com o uso e o tempo, bastando que haja uma compreensão contínua de todos para suas falhas e suas possíveis melhoras. 

Para isso, o uso de feedbacks contínuos é imprescindível.

Conclusão

Vimos como a revolução tecnológica tem impactado na sociedade, e como atualmente não conseguimos pensar a vida sem a existência de smartphones, computadores, aplicativos ou softwares.

Esses elementos são chave para o surgimento de ferramentas de Inteligência Artificial.

A partir desse surgimento que empresas, cooperativistas ou não, se desenvolveram, se modernizaram e hoje são a mola para o crescimento da economia regional e global. 

As IA vieram para ficar, e quem não aprender a implementar em seu projeto terá grandes chances de não crescer.

Gostou do conteúdo? Continue aqui, temos muitos outros artigos sobre desenvolvimento de pessoas e educação corporativa.

Quer ajuda? Entre em contato conosco.

Oferecemos soluções de aprendizagem para indivíduos e cooperativas. 

Construímos conhecimento com o propósito de desenvolver pessoas e negócios.

Newsletter

Assine nosso newsletter preenchendo os dados abaixo:

Neste conteúdo vamos entender como funcionam as ferramentas de Inteligência Artificial, as IA, e formas para implementá-las em sua cooperativa, proporcionando mais modernização e maior produtividade para a organização.

inteligência artificial

16/02/2024

https://coonectse.com.br/files/blog/bannerdesktopcoonect_1803467338.jpg

https://coonectse.com.br/blog/cooperativas/como-implementar-ferramentas-de-ia-em-sua-cooperativa