Indicadores de RH: KPIs Fundamentais para Acompanhar
Uma das etapas mais importantes do empreendedorismo é a que foca na análise de desempenho dos diferentes setores do seu negócio. É nesta fase que se busca entender como anda o planejamento da empresa, ou como está evoluindo o processo de capacitação de equipe. Um grande aliado nesta etapa são os indicadores de RH, que ajudam a compreender a eficiência das ações tomadas pela área de Recursos Humanos.
Neste artigo vamos conhecer todos os indicadores essenciais para que o setor de Recursos Humanos de uma empresa mensure os resultados obtidos pela área ao longo de um período e busque aprimorar ações e corrigir erros de rota.
Mas vamos começar com uma pergunta básica:
O que são indicadores de RH?
Indicadores de RH, também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators – indicadores-chave de performance) são métricas utilizadas para que uma organização mensure as ações, a performance e os resultados da área de Recursos Humanos.
Sua função é contribuir para que gestores e responsáveis pelo setor de RH percebam se as ações estratégicas da empresa tiveram o retorno esperado, proporcionando também a chance de correção de rotas e mudanças de planejamento.
Os indicadores de RH, quando bem usados, são instrumentos eficientes e estratégicos para as empresas direcionarem ou redirecionarem suas ações e planejamentos, e assim permitir que a empresa cresça permanentemente.
Qual o objetivo dos indicadores de RH em uma empresa?
Um dos objetivos primordiais dos indicadores de RH em uma empresa é analisar as ações e o planejamento feito pela organização, e ajudar a entender se estas ações surtiram ou não o efeito desejado, direcionando os gestores para as futuras tomadas de decisões.
Um setor como o de Recursos Humanos, estratégico em qualquer empresa, precisa ter um cuidado muito grande com a análise de indicadores de desempenho, pois a partir deles que a companhia terá condições de entender o retorno que todas as ações e práticas organizacionais tomadas deram.
Quais são as KPIs Fundamentais para Acompanhar?
São muitos os indicadores utilizados por uma empresa para analisar o desempenho de um setor. Vamos conhecê-los e entender a importância de cada uma delas:
Turnover
Os índices de turnover, ou taxas de entrada e saída de colaboradores, são essenciais para entender o trabalho realizado pelo setor de RH numa empresa. A partir desse índice que uma organização vai perceber ou não o sucesso do trabalho de toda a área de Recursos Humanos.
Isso acontece porque cabe ao RH a responsabilidade pela seleção e o recrutamento de novos colaboradores. Cada contratação e cada desligamento de colaborador demanda custos e muita burocracia, então tudo que uma empresa não quer é ter altos índices de saída e desligamento de funcionários.
Em um plano ideal para uma boa taxa de rotatividade de colaboradores é de 5% ou algo próximo. Para que uma organização consiga chegar em números ideais é necessário um trabalho muito criterioso na etapa de seleção, é preciso um entendimento muito claro de qual é o perfil de colaborador que a empresa precisa.
Assim, medir os indicadores de turnovers vai possibilitar que a empresa tenha informações sobre:
A qualidade no recrutamento e seleção;
A eficiência no processo de onboarding;
A capacidade de retenção de talentos.
E como calcular o índice de turnover? Bem, o cálculo desse indicador é realizado a partir dos dados de movimentação (entrada e saída de funcionários) e o seu número total.
Índice de retenção de talentos
Outra métrica essencial para o setor de RH analisar é a que mostra o índice de retenção de talentos na empresa.
Esse índice mede a capacidade que a empresa possui em reter seus grandes talentos, gerando maior produtividade, menores custos e maiores lucros.
Quando a empresa perde seus colaboradores de alta performance, o prejuízo é muito grande, por dois motivos:
A empresa vê todo o investimento feito no recrutamento, seleção, capacitação e promoção perdido.
A empresa acaba perdendo um colaborador completo e de alta performance para a concorrência, que ganha um profissional acima da média sem grandes esforços.
Para mensurar esse indicador é preciso que a empresa aplique um formulário de satisfação entre seus colaboradores.
Com os resultados a empresa poderá criar um plano de ação para corrigir problemas expressos pelos funcionários, e melhorar a relação entre colaboradores e organização.
Taxa de absenteísmo
Outro grande problema corporativo que cai nas costas do setor de Recursos Humanos é a taxa de absenteísmo, que é definida pela quantidade de colaboradores que precisaram se ausentar do trabalho em algum momento dentro de um período específico.
Afastamento, atrasos e faltas pontuais podem indicar um sério problema que a empresa tem com seus colaboradores e com a dinâmica de trabalho oferecida.
Esse problema normalmente é resultado de desmotivação e insatisfação dos colaboradores com o ambiente de trabalho.
É imprescindível que a organização e que o setor de RH consiga detectar, e sobretudo, corrigir a causa de uma alta taxa de absenteísmo.
Normalmente, ao se corrigir o problema, a empresa evita que esse comportamento seja reproduzido por outros colaboradores, gerando um problema ainda maior.
Clima organizacional
Outro indicador fundamental que tende a dizer muito sobre o atual momento de uma organização é a métrica que mensura o clima organizacional.
Um ambiente de trabalho precisa, necessariamente, ser harmonioso e saudável para que seja também produtivo.
Uma empresa que não se preocupa em manter um ambiente de trabalho saudável tende a gerar problemas de comunicação, de relacionamento e que termina em resultados negativos em produtividade, além de prejudicar outras métricas, como turnover e taxa de absenteísmo.
É muito importante que a empresa busque entender essa métrica, porque ela pode esconder problemas sérios de liderança, de trabalho em equipe e de comunicação interna.
É preciso que todo gestor entenda que grande parte do sucesso de uma empresa se deve à sua equipe, que precisa estar motivada e engajada, e acima de tudo, satisfeita.
Para entender esta métrica é preciso apresentar algumas questões para a sua equipe de colaboradores:
Você está satisfeito em que medida com seu local de trabalho atual?
O quanto seu local de trabalho atual satisfaz suas expectativas?
Quão distante é seu local de trabalho atual do ideal? O que ele poderia fazer para se aproximar mais do ideal?
Treinamento
Outro indicador muito importante para que o setor de RH se debruce é o que avalia a capacidade que a empresa possui em investir em treinamentos e capacitações.
Investir em educação corporativa é essencial para que qualquer organização cresça de forma segura e ganhe mercado, além de virar referência em seu setor.
É preciso que gestores percebam que atualmente salários somente não retém grandes talentos, que cada vez mais buscam numa empresa um bom ambiente de trabalho e possibilidades de crescimento profissional, seja dentro da empresa, seja em sua vida profissional como um todo.
É por isso que empresas precisam investir em treinamentos e capacitações, mas além disso, precisa entender a importância que tem a educação corporativa para a sua equipe.
Avaliação de aprendizagem
Essa métrica aparece como consequência do trabalho desenvolvido na área de treinamento e capacitação que a empresa possui.
Isso porque é preciso entender como é a recepção deste programa de treinamentos por parte de seus colaboradores.
Os treinamentos têm sido eficientes? Tem gerado os resultados esperados? Os colaboradores estão satisfeitos com o planejamento da empresa para esta ação?
É muito importante que o setor de RH entenda estas questões e perceba que seus colaboradores são seres humanos únicos, com as suas particularidades, e não adianta criar um programa de capacitação e treinamento padrão, porque inevitavelmente os resultados ficaram aquém do desejado.
Índice de reclamações trabalhistas
Este é um indicador muito estratégico para entender o modelo de relacionamento que o setor de RH desenvolve com os seus colaboradores.
É evidente que nenhuma empresa gostaria de ter seu nome vinculado à justiça do trabalho por processos abertos por ex-colaboradores.
Mas é importante que toda organização mensure essas informações e entenda cada um dos possíveis casos que foram parar na justiça do trabalho.
Monitorar o índice de reclamação, em todos os seus níveis, mostra que a empresa possui zelo pela sua equipe de colaboradores, e também que respeita as leis trabalhistas.
Desta forma, é essencial que gestores estejam atentos a todas as regras definidas pela Justiça do Trabalho, e as respeite integralmente.
Índice de reclamações de clientes
Para ficar no tópico reclamações, é importante que a empresa entenda de forma clara como tem sido desenvolvido a relação da área de atendimento com os seus clientes.
Quando uma empresa recebe muitas reclamações acerca do atendimento e da relação com o cliente, a primeira medida que se toma é reunir a equipe de Recursos Humanos e buscar entender os problemas, para logo depois solucioná-lo.
O número de queixas dos clientes é calculado da seguinte maneira:
Índice de reclamações (em %) = número de reclamações ÷ número de clientes x 100.
O ideal é que haja treinamentos direcionados a equipe de atendimento para que haja um aperfeiçoamento contínuo no modo de lidar com clientes e futuros clientes.
Conclusão
Vimos aqui que indicadores de desempenho são essenciais para mensurar o planejamento de todos os setores dentro de uma organização.
Um dos setores mais estratégicos, o Recursos Humanos é responsável por trabalhar o coração de uma empresa, afinal o capital humano é essencial para que uma organização seja bem-sucedida.
E você, já conhecia os indicadores de RH?
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